Um dom imenso de luz inundou de novo a noite de Fátima, que, em clima de oração e louvar à Santíssima Trindade, contempla em Maria a profecia da paz e da esperança, no anúncio jubiloso da alegria do Evangelho oferecido ao mundo e à Igreja. Fátima não deixa de se  tornar um sinal de esperança para a humanidade. Em 1917, a “Senhora mais brilhante do que o Sol” encheu de luz, de amor e de paz o coração dos pastorinhos.

Desde esse dia, a luz que é Deus continua a iluminar e a brilhar, como dom e profecia, no coração daqueles que acolhem a Mensagem de Fátima no seu coração e procuram, através de Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, chegar ao coração misericordioso de Deus. É esta a grande profecia de Fátima: iluminar a vida da Igreja e da humanidade, através do testemunho de todos os batizados.

Ser cristão é ser alguém que vive a sua vida iluminada por Cristo, o Ressuscitado. No Santuário de Fátima, “Altar do Mundo”, mais uma vez, a Igreja, chamada a “ser luz do mundo”, viveu na alegria esta experiência em peregrinação. O dom da Vigília de oração e da celebração da Eucaristia solene de mais um aniversário da primeira Aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos foi algo inesquecível. A Senhora vestida de branco, a Virgem das mãos orantes, veio do céu para nos trazer a bênção de Deus, como nos lembrou o Senhor Cardeal, Arcebispo de Manila, Filipinas.

Por Maria, Deus continua abençoar o mundo. Com Maria, aprendamos a ser os filhos abençoados por Deus.

Sejamos gratos continuando a responder ao pedido da Senhora: rezemos o terço todos os dias, por todos, pelos pecadores, pela Igreja, pelo Santo Padre e pela paz entre os povos do mundo.

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu