Ontem, a paróquia e concelho de Tondela celebraram Santa Eufémia, integrando a festa nas celebrações do Feriado Municipal, encerrando também a FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela.
A FICTON abriu no passado dia 11, com um vasto programa de animação, atraindo várias dezenas de milhares de pessoas ao recinto onde estavam montados os pavilhões da mostra industrial, do artesanato, da gastronomia e da ornitologia. No centro do recinto, o palco de exibição dos artistas de variedades encheu a praça de fãs, que iam saciando a sede nos bares, ou na zona dos produtos locais, onde os vinhos e demonstrações culinárias atraíam numeroso público, especialmente líderes partidários, mesmo nacionais, em pré-campanha.
O vasto programa de celebrações, para além da cerimónia solene, incluiu também a celebração da Eucaristia, honrando Santa Eufémia, que atrai inúmeros romeiros a Tondela. Na sessão solene, foi distinguido com a Medalha de Mérito do Município o Padre António José de Figueiredo Marques, pároco de S. João do Monte, Mosteirinho e Paranho de Arca, que celebrou este ano 50 anos de sacerdócio, quase exclusivamente dedicados a esta porção da Igreja diocesana. A Autarquia realçou a dedicação e entrega total do sacerdote à população da Serra do Caramulo, tanto como pároco, quanto como professor de EMRC no Agrupamento de Escolas do Caramulo.
Presidiu à Festa de Santa Eufémia o Pe. João Carlos Pinto Gomes, pároco de Tondela, concelebrando também o Padre António José, natural de Tondela.
Na sua homilia, o Padre João Carlos realçou a importância do testemunho de fé, que é pedido a todos os cristãos, imitando Santa Eufémia.
A festividade religiosa iniciou-se com uma procissão da Capela de Santa Eufémia para a Igreja Paroquial, onde foi celebrada a Eucaristia solenizada pelo Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela. Porque a Igreja não podia acolher todos os romeiros, a celebração era acompanhada no exterior, através de instalação sonora preparada para o efeito.
Presentes, para além das Entidades Autárquicas locais, os dirigentes dos Bombeiros Voluntários, que celebravam o seu 97º aniversário, e uma representação da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, a festejar 37 anos de existência.
No final da Eucaristia, foram benzidas, pelo pároco, 3 novas viaturas dos Bombeiros – uma Ambulância de transporte de doentes não urgentes, uma “barquinha” elevatória montada sobre uma viatura de mercadorias e uma moto-quatro.
No final da bênção, realizou-se a procissão de regresso à Capela de Santa Eufémia, com participação de numerosos romeiros, do Corpo de Bombeiros e acompanhamento da Filarmónica Tondelense.
G.I.