Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Em 5 de setembro passado, D. António Luciano nomeou Fernando Chapeiro e Pe. André Silva como novos diretor e assistente da pastoral juvenil da Diocese de Viseu, respectivamente.

Fernando Diniz Correia Chapeiro, nasceu, cresceu, estudou, formou-se, trabalha e vive em Viseu. Filho de uma família católica, foi educado segundo os valores católicos, tendo frequentado a catequese até ao 10º ano, no Seminário Maior de Viseu, recebendo o Sacramento do Crisma na Sé de Viseu, após o qual ainda frequentou mais um ano de encontros mensais de jovens, no mesmo seminário. Licenciou-se em Gestão e Desenvolvimento Social e mais tarde em Informática de Gestão, na Universidade Católica Portuguesa – Pólo de Viseu, tendo ainda concluído duas pós-graduações em Alta Direção na Administração Pública, na Universidade de Aveiro; Negócios e Recursos Humanos na Universidade Católica Portuguesa – Pólo de Viseu. Acredita que o conhecimento e as capacidades pessoais devem ser colocados ao serviço da comunidade, em particular dos mais jovens. Entende que, se cuidarmos das sementes que são os jovens hoje, amanhã teremos um jardim florido com as mais belas flores, casais que se amam e respeitam à luz dos valores de Cristo. Especialista Informático no Instituto da Segurança Social de Viseu, dedica o seu tempo livre à “causa” da juventude, estudando sobre os jovens, participando em colóquios e encontros sobre a realidade dos mesmos, colaborando com o Departamento e Secretariado da Juventude e sendo animador do Grupo de Jovens do Espírito Santo da Paróquia de São Pedro de Mioma. Tendo participado em três Jornadas Mundiais da Juventude e dinamizado a Jornada Pontes 2 Panamá, tem como lema pessoal o lema das suas primeiras jornadas Madrid 2011 – «Enraizados e edificados Nele, firmes na fé» (Colossenses 2, 7).

Pe. André Maurício Horta Reis da Silva, tem 27 anos e é natural da paróquia de Canas de Senhorim, onde estudou até ao 12º ano de escolaridade. Entrou no Seminário Maior de Viseu no ano lectivo de 2010/11, frequentando o Mestrado integrado em Teologia que terminou em 2016, após a defesa da Tese de Mestrado “São Teotónio: Vida, Obra e Iconografia”. Durante estes sete anos em que frequentou o Seminário Maior de Viseu: no primeiro ano estagiou na paróquia da Sé, sendo catequista; no segundo ano estagiou na paróquia de S. José, também como catequista; no terceiro estagiou nas paróquias de Bodiosa, Couto de Baixo e Couto de Cima; no quarto colaborou na pastoral vocacional e fez voluntariado no Centro de Apoio a Deficientes Santo Estêvão; no quinto ano estagiou nas paróquias de São Pedro do Sul e Várzea de Lafões; no sexto ano estagiou na paróquia do Viso e realizou o seu estágio final na paróquia de Campo de Madalena. No ano pastoral de 2017/18 o Sr. Bispo confiou-lhe as paróquias de Aguiar da Beira, Coruche, Gradiz, Pinheiro de Aguiar, Sequeiros e Souto de Aguiar, nas quais foi acolhido e ainda hoje está a paroquiar. Ainda neste ano lhe foi confiada a Pastoral Juvenil do Arciprestado do Dão, onde já fazia equipa com o Fernando Chapeiro. Neste ano pastoral de 2019/20, D. António Luciano propôs-lhe o desafio de assistir a Pastoral Juvenil Diocesana, à qual procurará sempre responder com entrega e sabedoria ao longo destes cinco anos, com a Graça de Deus e a ajuda do Fernando Chapeiro. Escolheu deixar-se iluminar pelo lema: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38).

G.I./J.B.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: