Actividades comemorativas irão desenvolver-se até 31 de Maio de 2020.

Tudo começou quando floresceu entre as Irmãs Concepcionistas de Campo Maior – Alentejo, o desejo de fundar mais um Mosteiro em Portugal. Quando o soube, D. José Pedro da Silva, então Bispo de Viseu, exultou de alegria, pois desejava muito uma Comunidade Contemplativa na sua Diocese. Foi a 31 de Maio de 1970, na aldeia do TOURIGO, Concelho de Tondela, que entraram solene e oficialmente na Diocese de Viseu. Tourigo foi a primeira de quatro casas, por onde passaram as Irmãs, pois todas careciam de obras avultadas, de trabalho para o sustento da Comunidade e era insuficiente a assistência religiosa. Transferiram-se então para o lugar da LADEIRA, Castelões, sofrendo as mesmas dificuldades. Persistência, paciência e oração foram os ingredientes de que lançaram mão para encontrar uma casa no LARGO DA PREBENDA, a pouca distância da Catedral. Dispunham agora de clausura, trabalho estável e assistência religiosa. No entanto, o surgimento de novas vocações fez com que a casa se tornasse pequena. A solução seria a construção, de raiz, de um convento segundo as exigências da vida contemplativa, o que se afigurava fora das capacidades das Irmãs. A Providência disponibilizou-lhes um terreno apropriado à construção de que necessitavam, na QUINTA DO VISO, a 3 km de Viseu. As obras de construção iniciaram, e, em 1988, foram solenemente inauguradas com a bênção da Igreja e Convento, dedicados, como não podia deixar de ser, a Santa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. Santa portuguesa que nasceu na vila alentejana de Campo maior, no séc. XV e que havia sido canonizada a 3 de Outubro de 1976 pelo Papa São Paulo VI.

Por ser nosso desejo partilhar convosco a alegria do nosso jubileu, queremos deixar à vossa disposição as actividades agendadas que servirão para celebrar e agradecer o dom da nossa missão contemplativa – mariana e o dom do nosso Convento nesta Diocese; em próximos artigos apresentaremos mais algumas iniciativas. Deixamos aqui algumas datas a considerar, nas quais gostaríamos muito de ter presença visiense:

 De 29 de Novembro a 7 de Dezembro – Novena da Imaculada Conceição
Na Igreja do Convento às 19 h

 1 de Dezembro – Tarde de Oração Mariana às 16 h

 7 de Dezembro – Vigília da solenidade da Imaculada Conceição às 21 h

 8 de Dezembro – Solenidade da Imaculada Conceição às 9h

 28 de Dezembro – Concerto de Natal com: VOX VISIO
(confirmar horário em wwww.santabeatriz-viseu.com)

 Celebração dos 5 primeiros sábados, a partir de Janeiro (Com Eucaristia às 10 h, antecedida com a oração do terço e confissões; Respectivamente dias: 4 de Janeiro, 1 de Fevereiro, 7 de Março, 4 de Abril, 2 de Maio.)

 No ano de 2020 estão agendadas mais algumas actividades que divulgaremos no tempo oportuno. A única que deixamos já à vossa consideração é a Eucaristia de acção de graças, às 16h, no dia 31 de Maio 2020, que será presidida por D. António Luciano.
Obrigada pela vossa atenção e participação!

G.I./I.C.F.