Na nossa Diocese de Viseu, assim como em todo o país, muitos são aqueles que já se encontram preocupados e ansiosos com os aspetos logísticos, operacionais e formativos que implica a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acrescido pelo entusiasmo e expectativa que a próxima JMJ, provoca, uma vez que vai ser realizada no nosso território nacional.

Aqui reside a primeira chave para o sucesso na realização da “melhor JMJ de sempre” como diz D. Américo Aguiar, coordenador-geral da JMJ 2022 para o sector logístico-operativo – ser realizada em todas as Dioceses do país, no verão de 2022, não apenas em Lisboa.

Para que isso aconteça, particularizando agora à nossa Diocese, é necessário que se faça um Caminho de Comunhão, Sinodal, criando redes de partilha e processos que permaneçam depois da conclusão deste grande evento, do grande encontro dos jovens com o Papa Francisco e com Cristo.

Assim, a segunda chave para o sucesso é o próprio caminho até à JMJ. A riqueza e a beleza que conseguirmos dar-lhe, tornará a experiência, de todos que nela participem, mais rica e bela.

Como alcançar este objetivo? Como construir um caminho rico em comunhão, que crie redes duradouras e profícuas?

Como batizados no mesmo Espírito, através da parceria entre todos (Pastorais, Movimentos, Grupos, etc) partilhando os planos e ideias que cada um tem para a concretização desse caminho.

E como expressar essa partilha?

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu/Comité Organizador Diocesano (COD) em resposta a esta questão, sendo o ponto focal, propõe três vias. A saber:

• Realizar uma reunião, para a qual estão todos convidados, após a próxima reunião do Comité Organizador Local (COL – Lisboa), com o objectivo de transmitir informações atualizadas, sobre o ponto de situação da preparação das JMJ 2022 em Lisboa e planear o caminho em viseu em comunhão, evitando-se assim estar cada um per si a “inventar a roda”, perdoem-me a expressão, criando e beneficiando das sinergias que serão criadas entre todos, afinal todos amamos a Cristo e queremos transmitir esse amor que sentimos aos jovens da nossa Diocese.
  • Empreender sessões de esclarecimento e/ou formação sobre temáticas que considerem pertinentes, bem como informar sobre outras solicitações, nomeadamente:
    • Jornadas de Formação para a JMJ 2022, Arciprestais e Diocesanas;
    • Preparação das Pré-jornadas em Viseu (uma semana de acolhimento de peregrinos estrangeiros);
    • Eventos Arciprestais e Diocesanos;
    • Jornada Diocesana da Juventude;
    • Receção dos Símbolos das Jornadas na Diocese de Viseu;
    • Envio dos jovens que vão à JMJ 2022, pelo Sr. Bispo;
    • Acolhimento dos jovens no regresso da JMJ 2022;
  • Estar disponível para apoiar, promover e estar presente nas atividades que considerem por bem comunicar através dos vários canais e contactos ao dispor, nas redes sociais, em particular no sítio www.juventude.diocesedeviseu.pt.

Temos um longo caminho pela frente, fazê-lo belo e rico depende apenas de cada um de nós, da nossa capacidade sinodal em darmos as mãos, unindo-nos por Cristo, com os jovens.

Como diz Clarice Lispector, “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

Fernando Chapeiro, Diretor da Pastoral Juvenil Diocesana

CategoryDiocese