No passado dia 1 de fevereiro, as equipas da Pastoral Juvenil das Dioceses do Centro, reuniram-se no Seminário Diocesano de Leiria, para uma jornada de formação.

Este grupo é constituído pelas Dioceses de Leiria-Fátima, Viseu, Aveiro, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco e Santarém e encontra-se num caminho sinodal em direção às Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa’22.

A proposta mais mediática para este caminho é o “Cristo Vive à distância de um click!” – Ver, Ouvir e Ler. Trata-se de um audiobook da exortação apostólica do Papa Francisco «Cristo Vive», realizado por jovens e sacerdotes de todas as Dioceses do Centro, pensado para jovens, que pretende fazer chegar a todos (crianças, jovens e jovens à mais tempo) a carta do Papa Francisco de uma forma diferente. A proposta de ver, ouvir e ler «Cristo Vive» à distância de um click pode ser visitada pesquisando #CRISTOVIVECLICK.

Outro passo deste caminho de comunhão foi a jornada de formação, que reuniu cerca de meia centena de elementos e teve como objetivo dotar as equipas juvenis com mais conhecimento, por forma a desenvolverem nas suas dioceses um melhor trabalho de proximidade junto de todos os jovens.

O dia começou com a oração da manhã, orientada pela Diocese da Guarda, seguido de uma bela preleção pelo Padre Ricardo Conceição da Diocese de Santarém com o tema “Jovem, eu te ordeno, levanta-te”, após a qual houve partilha em grupos das ressonâncias sentidas procurando responder a questões importantes para os animadores juvenis:

• do que precisamos de nos levantar para ir ao encontro dos jovens?
  • qual o anúncio fundamental a fazer aos jovens de hoje?
  • como ajudar os jovens a crescer na relação com Cristo?
  • como podemos acompanhar os jovens a querer mais da vida conforme o horizonte da Fé em Cristo?
  • como podemos ajudar os jovens a crescer na consciência da vocação e no compromisso pelo bem comum?

Depois de um almoço muito animado e com belas partilhas entre as várias equipas, seguiu-se uma tarde de trabalho, sendo os vários participantes divididos por três workshops, onde a riqueza das partilhas continuou:

• Acompanhamento e Discernimento pelo Padre Nuno Santos da Diocese de Coimbra
  • Espiritualidade pela Karina Oliveira da Diocese de Aveiro
  • Comunicação pelo Paulo Adriano da Diocese de Leiria-Fátima

O dia terminou com um lindo momento final dinamizado pela Diocese de Coimbra.

O próximo passo deste caminho até às jornadas mundiais será a replicação do conhecimento adquirido pelos animadores juvenis da nossa Diocese. Se és animador juvenil, se tens interesse nesta maravilhosa missão de acompanhamento, se conheces alguém para quem esta informação faz sentido, fica atento ao nosso sítio e redes sociais – http://www.juventude.diocesedeviseu.pt/– Novidades em breve!

Fernando Chapeiro, Diretor da Pastoral Juvenil Diocesana

CategoryDiocese