No passado dia 2 de março, segunda-feira, reuniu, em sessão extraordinária, o Conselho Presbiteral da Diocese, sob a presidência do Senhor Bispo D. António Luciano, no Seminário Maior de Viseu.

Antes do início dos trabalhos, foi proposto e votado favoravelmente um voto de pesar pelo recente falecimento do nosso Bispo Emérito, D. Ilídio Pinto Leandro, expressando a imensa gratidão pela sua entrega por uma Diocese mais viva e mais sinodal.

O principal tema a ser abordado foi a dinamização do Dia da Diocese no próximo dia 26 de abril. Esta ação pretende congregar diocesanos de todas as idades e níveis de participação na vida eclesial, no Seminário Maior, numa grande tarde celebrativa, de festa, convívio, partilha e acolhimento da mensagem do seu Pastor. Será o consequente ponto de chegada de uma semana recheada de ações e celebrações promovidas em todas as paróquias.

Outra área de reflexão que ocupou o Conselho foi a otimização da ação nos diversos setores do organigrama da vida diocesana, promovendo as suas potencialidades. Percebeu-se a necessidade e sentiu-se o compromisso de promover as dinâmicas dos diversos organismos diocesanos, dos Conselhos Pastorais Paroquiais às Assembleias Arciprestais e destas ao Conselho Pastoral Diocesano, a fim de a todos integrar na vida eclesial e tornar participantes da dinâmica do Reino.

Finalmente, mereceu especial atenção do Conselho um conjunto de propostas para a celebração do Dia da Juventude na Diocese, na véspera do Dia de Ramos.

Viseu, 02 de março de 2020

O Secretariado Permanente