O Sacramento do Batismo – Caminho de Santidade.

Este é o lema proposto pelo nosso Bispo para seguir ao longo deste ano Pastoral 2019-2020. Na sua Carta Pastoral, o Sr. D. António Luciano interpela todos os cristãos da Diocese no sentido de transformar o Programa Pastoral deste ano num “… estímulo para que todos os batizados descubram a grandeza da sua vocação batismal, sentindo-se chamados a renovar o dom de serem filhos de Deus”.

Nada mais estimulante do que sentirmos que alguém que marcou a história da nossa diocese percorreu este caminho de santidade de uma forma exemplar, simples, humilde e dedicada, deixando-se seduzir pela proposta de Cristo para a humanidade.

Neste sentido, propusemos a figura, a vida e o exemplo de S. Teotónio, padroeiro da nossa Diocese, como fonte de inspiração para a nossa caminhada de renovação quaresmal, rumo ao homem novo em Cristo Ressuscitado. Ao longo desta Quaresma somos convidados a olhar para S. Teotónio e encontrar na sua caminhada como batizado a inspiração e motivação para uma verdadeira e duradoura transformação interior como resposta à nossa vocação batismal.

Cada semana da Quaresma, nos diversos contextos da vida, profissional, familiar ou comunitário, deixemo-nos seduzir, à semelhança de S. Teotónio, por Cristo, discernindo a cada momento aquilo que Deus quer de nós como batizados, abrindo o coração à ação do Espírito.

Esperamos que este pequeno contributo nos ajude a todos a viver a nossa condição de batizados, membros de uma Igreja peregrina, onde possamos encontrar e ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais viva, promotora da vida e da paz, transparência do Amor de Deus por cada um.

Votos de uma boa caminhada quaresmal rumo a uma Santa Páscoa.

Diác. Joaquim Cardoso. SDEC

CategoryDiocese