A Vocação Batismal e o Encontro com Cristo

Teve lugar no Seminário Maior de Viseu no dia 29 de fevereiro, a nível diocesano, o Retiro para Catequistas e agentes da Pastoral, em que participaram cerca de 150 pessoas vindas de todos os arciprestados.

“A Vocação Batismal e o Encontro com Cristo” foi o tema principal abordado neste dia pelo Padre Álvaro Cunha, da Congregação da Missão (vicentinos), a partir da proposta do nosso Bispo D. António Luciano para este ano pastoral: “Batismo Caminho de Santidade”.

Apelativos e desafiantes, foram os vários momentos do dia entre meditação, oração, silêncio, na escuta da PALAVRA do Senhor. “Um retiro deve conduzir a um compromisso sério, no sentido de melhorar a nossa vida de cristãos, catequistas e agentes da pastoral. Conversão: Conduzidos e animados pelo Espírito; União ao Pai e à Trindade, pela oração”.

Chamados a ser santos, não a fazer coisas. A Santidade é uma vocação. “Em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo/missionário…Assim, discípulo e missionário é uma só e mesma coisa, como é uma mesma coisa vocação e missão” Papa Francisco, “Alegria do Evangelho”, nº 120.

Acreditar, ter fé é inserir-me na Comunidade, é alimentar a minha vida cristã, é cuidar do meu testemunho.

Qual vai ser a minha resposta, o meu compromisso? A vocação batismal e o encontro com Cristo realiza-se no meu compromisso, realiza-se na minha oração.

Ir. Maria Arminda Faustino, SDEC

CategoryDiocese