Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Quaresma, caminho batismal rumo à Páscoa

  1. Da Páscoa deriva toda a vida litúrgica da Igreja.

No mistério do Sofrimento, da Cruz, da Morte e da Ressurreição de Cristo do qual resulta a essência do Mistério Pascal, brota a vida nova de Cristo e programa a Igreja liturgicamente em cada ano a Quaresma como tempo de metanoia e conversão, para que abandonando os nossos desregramentos, os nossos vícios, as nossas maldades e os nossos pecados, nos convertamos com espírito de oração, arrependimento, penitência e jejum dos nossos pecados. Aproveitemos a dinâmica que nos é proposta pelos serviços da Diocese e valorizemo-la com a nossa inspiração inovadora.

  1. O Papa Francisco na sua Mensagem para a Quaresma, interpela-nos a viver a comunhão com Deus apontando-nos um patamar mais elevado da nossa vida: “Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5, 20).

Este convite à reconciliação, que nos é feito pelo Papa Francisco está profundamente difundido na mensagem do Evangelho, e que São Marcos logo no início nos propõe: “convertei-vos, arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. Este convite para vivermos assim a Quaresma de 2020 é um grande apelo do Papa aos cristãos. Convidando-nos a olhar para o “Mistério Pascal, fundamento da conversão”, começa a sua mensagem dizendo: “A alegria do cristão brota da escuta e receção da Boa Nova da morte e ressurreição de Jesus: o kerigma. Este resume o Mistério dum amor ”tão real, tão verdadeiro, tão concreto, que nos proporciona uma relação plena de diálogo sincero e fecundo” (Francisco, Exortação apostólica Christus Vivit,117). Quem acredita em Jesus e na Boa Nova que anuncia rejeita a mentira, a violência, o ódio e toda a espécie de pecado. Por isso, toda a Diocese nesta Quaresma é chamada uma vez mais a viver a alegria do nosso “Batismo como Caminho de Santidade”. As palavras dirigidas aos jovens na Christus Vivit, o Papa quer agora estendê-las a todos os cristãos: “Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo” (CV nº 123). Este é o caminho que cada cristão e a nossa Diocese de Viseu deve percorrer com alegria e esperança rumo à Páscoa.

  1. A Quaresma tempo privilegiado para escutar a Palavra de Deus, tempo de conversão, de oração mais intensa, de jejum mais fecundo e de esmola mais generosa, convida-nos a partilhar os nossos bens com os mais necessitados.

Nesse espírito de partilha e de “Renúncia Quaresmal”, apelando à generosidade de todos os fiéis e pessoas de boa vontade gostaria que tivesse o seguinte destino: “ Partilhar um pedaço de pão com a Diocese de Benguela, na gratidão por alguns padres dessa diocese estarem em cooperação missionária ao serviço da Diocese de Viseu, partilhar um pedaço do mesmo pão com as Irmãs Franciscanas Concepcionistas da Imaculada Conceição, (Convento de Clausura de Santa Beatriz da Silva em Viseu) que estão a celebrar os cinquenta anos de fundação na Diocese de Viseu e a outra fatia de pão para o Fundo de Emergência da Diocese de Viseu, que criámos no ano passado.

Procuremos fazer um caminho de conversão, de reconciliação, de renúncia, de temperança e de moderação e partilhemos a nossa esmola, os nossos bens com quem mais precisa. Quando partilhamos com amor e generosidade sentimos a alegria das palavras que nos vêm do Livro dos Atos dos Apóstolos: “ Há mais alegria em dar, do que em receber”. Este é o verdadeiro caminho para a Páscoa de Jesus. “É salutar uma contemplação mais profunda do Mistério Pascal, em virtude do qual nos foi concedida a misericórdia de Deus” (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2020).

Ao colocarmos como cristãos o Mistério Pascal no centro da vida cristã significa renovar e revitalizar toda a nossa espiritualidade e a nossa pastoral em espírito de compaixão, serviço e proximidade junto de todos, em especial junto dos doentes e dos pecadores.

  1. Revitalizar a espiritualidade da quaresma com as suas tradições cristãs:

– O exercício da Via-Sacra

– Pregação da Palavra de Deus acentuando o mistério do sofrimento, a paixão, a morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

– Um Retiro Espiritual em cada comunidade, unidade pastoral ou arciprestado se possível integrado no programa das “24 horas para o Senhor” no dia 20 e 21 de Março

– A vivência do sacramento da reconciliação como oportunidade de renovar a graça recebida no Batismo como caminho de Santidade.

– Conferências Quaresmais

– Recoleção Espiritual (uma tarde de reflexão e oração) aberta a Leigos, Sacerdotes, Consagrados, membros de movimentos, obras e a jovens. Será orientada por mim, vosso Bispo no Centro Pastoral de Viseu dia 28 de Março, às 14,30 horas para assinalar os 117 anos da Ordenação Sacerdotal do Venerável Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, na Capela do Paço do Fontelo. Foi Bispo Auxiliar da Diocese da Guarda.

– Vivência como experiência de fé das Procissões dos Passos e da Paixão do Senhor

– Partilha com os pobres e doentes

– Vivência com participação e ambiente festivo da Jornada Diocesana da Juventude em Santa Comba Dão. Convocar os Jovens e animá-los a participar

– Vivência do Domingo de Ramos como entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e viver intensamente a Paixão do Senhor

– Participação efetiva e ativa na Semana Santa e vivência espiritual com profundidade de fé do Tríduo Pascal

– Celebrar festivamente e com alegria a Vigília Pascal, a Ressurreição do Senhor continuada nas do Domingo de Páscoa, procissão da Ressurreição e Visita Pascal.

Em Cristo Ressuscitado desejo a todos um caminho de verdadeira conversão e reconciliação com Deus, com a Igreja, com os irmãos e com a natureza.

Uma Santa Quaresma cheia de grandes progressos espirituais e de verdadeiros compromissos pastorais.

Que todas as comunidades das maiores às mais pequenas vivam este tempo favorável que Deus nos oferece para nossa salvação.

Com o Papa Francisco, “invoco a intercessão de Maria Santíssima sobre a próxima Quaresma, para que acolhamos o apelo a deixarmo-nos reconciliar com Deus, fixemos o olhar do coração no Mistério Pascal e nos convertamos a um diálogo aberto e sincero com Deus” (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2020).

Neste Ano Pastoral dedicado ao “Sacramento do Batismo, Caminho de Santidade”, valorizemos as Catequeses que nos foram propostas, para sermos verdadeiros cristãos iluminados por Cristo Ressuscitado sejamos todos “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

Com Maria a Virgem do Sim, caminhemos juntos e com alegria da reconciliação para a Páscoa de Jesus Cristo. Amen.

Viseu 24 de fevereiro de 2020

  + António Luciano dos Santos Costa,

Bispo de Viseu

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: