A todos vós, caros diocesanos, quero dirigir a minha saudação amiga e fraterna. Depois deste tempo de exílio em nossas casas, podemos agora celebrar de novo o culto público católico.  Celebramos a Solenidade de Pentecostes e o último dia do mês dedicado a Nossa Senhora. É tudo um dom do Espírito Santo, uma graça, fruto da oração da Bem-Aventurada Virgem Maria e de cada um de nós. Durante este tempo de pandemia fizemos crescer o ambiente de fé nas nossas casas, pequenos cenáculos, ajudados pela ação dos Meios de Comunicação diversos, através dos quais pudemos acompanhar, de modo particular, a celebração da Eucaristia. Eu mesmo a ofereci todos os dias por vós. Agradeço as orações e sacrifícios que cada um de vós fez pelo vosso Bispo e pela Igreja.

Com liberdade e responsabilidade retomemos agora a celebração comunitária e pública da Eucaristia, ainda que envolvida em rigorosas orientações de segurança e prevenção de contágio.

Rezo e peço a todos que rezem para que não seja por falta do cumprimento das orientações que surjam novos focos de contágio.

Que a Bem Aventurada Virgem Maria, a mulher do serviço e do cuidado, nos ajude e ensine a pôr em prática tudo aquilo que nos é pedido.

Viseu, 29 de maio de 2020

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu