Na passada quinta-feira, dia 26 de novembro, na Igreja do Seminário da Nossa Senhora da Esperança, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Viseu deu início às atividades deste novo ano pastoral, com a Abertura da Escola de Dirigentes, solenizada pela Celebração Eucarística presidida pelo Senhor Bispo, Dom António Luciano.
Após a Eucaristia, decorreu a reunião da Escola de Dirigentes, num formato mais reduzido e simplificado, devido aos condicionamentos do Estado de Emergência e seguindo o escrupuloso cumprimento de todas as regras de segurança sanitária.
Estiveram presentes, pouco mais de trinta valentes dirigentes, que acolheram com alegria e entusiasmo as palavras do nosso Pastor, não só na homília da Santa Missa, como na reunião que se seguiu, em que o senhor Dom António Luciano enalteceu e exortou os dirigentes deste movimento diocesano, a não deixarem de evangelizar, de levar Cristo aos irmãos que mais precisam, alavancados pela Esperança. O nosso Bispo reconfortou-nos a que sejamos sempre Alimentados pela Esperança (conforme o tema deste Ano Pastoral)! Lembrou que a virtude teologal da Esperança está de mãos dadas (por um lado) com a virtude da Fé, e (por outro lado) com a virtude da Caridade.
Durante esta cerimónia tomaram posse os novos elementos do Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade para um mandato de dois anos. Assim, após a apresentação feita pelo Diretor Espiritual, senhor Padre Jorge Luís Lopes, do novo Coordenador do Movimento, o Diácono Permanente, António Beato Serra, este tomando a palavra, apresentou cada um dos restantes delegados deste Secretariado Diocesano, conforme se descrimina a seguir:
– Coordenador, Diac António Beato Serra;
– Subcoordenador, António Paixão;
– Delegado de Escola, António Manuel Almeida;
– Delegada do Cursilho, Maria Cidália Santos;
– Delegado do Pré – Cursilho, Manuel Gonçalves;
– Delegada do Pós – Cursilho e Intendência, Lara Antunes;
– Delegada da Comunicação Social e Revista Peregrino, Idalina Madeira;
– Delegado de Secretaria / Tesouraria, Henrique Sá Melo.
No final, o nosso Diretor Espiritual, no seguimento das palavras do senhor Bispo, interpelou-nos a todos para que nos deixemos levar pela Esperança, fortalecidos na Fé e com o coração cheio da Caridade / Amor, que deve transbordar no Amor de Cristo para os irmãos. Que como dirigentes do movimento, saibamos ter o alento em concretizar o nosso compromisso em vertebrar cristandade, não deixando de cumprir com a nossa Folha de Serviço.
Terminamos com a Bênção Apostólica do nosso Bispo e cantando o De Colores.
Secretariado do MCC Viseu