A família é uma nascente sempre a jorrar de onde brota a vida e o amor, que estrutura todo o ser humano e enriquece a sua personalidade como pessoa e como crente. A família é um tesouro que se revela para o maior bem da humanidade e da Igreja.

No próximo sábado, dia 15 de maio, vamos celebrar o “Dia Diocesano da Família” vivido de modo eclesial ainda em contexto misto, testemunhos online e a celebração da Eucaristia na Sé às 17,30 horas com a presença dos representantes dos movimentos transmitida pelo facebook.

Celebramos a Liturgia da Solenidade da Ascensão de Jesus Cristo aos céus, sendo este Domingo também o “55º Dia das Comunicações Sociais”, cujo tema “Vem e verás (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são” (Mensagem do Papa Francisco).

Este faz um convite aos jornalistas a irem ao encontro do mundo real. Muito já foi feito, mas muito podemos ainda fazer. Neste ano em que o nosso Jornal Diocesano celebrou o seu centenário e em tempo de pandemia, fica-nos um desafio pastoral e uma responsabilidade que é para todos os meios de Comunicação Social e para os seus profissionais. Comunicar bem, com amor, com conhecimento e na proximidade com todos onde estão, vivem, estudam e trabalham. Junto das nossas famílias para que elas descubram a grandeza e a riqueza de serem comunidades de vida, de amor, de comunicação e de educação para os valores humanos, éticos e cristãos.

Jesus elevou-se aos céus na presença dos discípulos, dizendo que não nos abandona, não nos deixa órfãos, mas regressa à Casa do Pai para nos preparar um lugar. Recordou-nos que na Casa do Pai há muitas moradas e que em comunhão com Ele, nos envia o Espírito Santo, o Senhor que dá a Vida. O Espírito Santo que ides receber, o Espírito da Verdade, que vou enviarei vos recordará todas as coisas.

0505Jesus confia aos discípulos a beleza e a grandeza do mandato missionário: “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova, eu estarei convosco todos os dias até ao fim dos tempos”. O nosso Papa Francisco insiste muito numa Igreja em saída e renovada, dirigida a todos e a todas as periferias, onde cada pessoa de bem e cada batizado é chamado a ser um discípulo missionário.

Ao celebrarmos na Diocese o “Dia Diocesano da Família” gostaria de dirigir a todas as famílias da nossa Diocese uma palavra de esperança, de encorajamento, de alegria, de serviço e de abertura à vida e aos verdadeiros valores.

No ano “Família Amoris Laetitia” espero que todas as nossas famílias tomem consciência da sua vocação e missão e no discernimento pastoral se tornem um forte apoio para criar laços novos de relações familiares. As famílias sozinhas não podem responder a tantos desafios que lhe são feitos na sociedade e na Igreja. “É necessário favorecer redes entre as famílias para que sintam que podem partilhar esforços e responsabilidades com outras famílias” (Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Conclusões I Congresso Internacional de Pastoral da Pessoa Idosa, Roma, 29-31 de janeiro de 2021).

Ao celebrarmos o “Dia Diocesano da Família” queremos também acolher a nova equipa da Pastoral Familiar recentemente nomeada, para que em união com todas as famílias da Diocese, movimentos de espiritualidade familiar e equipas de pastoral familiar, em comunhão com os nossos pastores possam concretizar o apelo do Papa Francisco na abertura online do ano “Família Amoris Laetitia”: “Anunciar o Evangelho, acompanhando as pessoas e colocando-nos ao serviço da sua felicidade: desta forma, podemos ajudar as famílias a caminhar de modo que respondam à sua vocação e missão, conscientes da beleza dos laços e do seu fundamento no amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (Mensagem do Papa Francisco).

Gostaria de anunciar nesta Semana em que celebramos a Festa Litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, em comunhão com todos os peregrinos da Cova da Iria e os que fazemos peregrinação no nosso coração, nas nossas casas e paróquias, que no dia 13 de junho de 2021 pelas 15,30 horas na Sé de Viseu serão ordenados três novos Diáconos Permanentes para a nossa Diocese, homens casados que com as suas esposas, filhos, famílias e comunidades esperam este dia de festa e de ação de graças pelo dom da Ordenação.

A Família é a nascente de onde brotam todas as vocações na Igreja

Confio as nossas famílias, estes candidatos ao Diaconado, a nova Equipa da Pastoral Familiar e novas vocações às vossas orações, implorando convosco a proteção de Nossa Senhora de Fátima, de São José e de São Teotónio.

† António Luciano,
Bispo de Viseu