“Vinde Espírito Santo e renovai a face da terra”

O Espírito Santo é a alma da Igreja (LG), mas muitas vezes é um ilustre desconhecido dos cristãos. Jesus disse-nos: “Sem mim nada podeis fazer”, mas eu vou enviar-vos, o Espírito Santo, o Paráclito, o Consolador, não vos abandonarei, não vos deixarei órfãos.

Reunidos todos em oração com Maria, Mãe de Jesus, somos a Igreja que está no meio do mundo e continua a implorar a vinda do Espírito Santo.

“Mandai Senhor o vosso Espírito e renovai a face da terra” (Sl 103). Renovai a Igreja e a vida de todos os batizados.

Cinquenta dias depois da Páscoa, celebramos a festa de Pentecostes, o Pleroma da Páscoa, a festa do Espírito Santo e recordamos o primeiro Pentecostes, como relata o livro dos Atos dos Apóstolos “estavam todos reunidos no mesmo lugar em oração, quando se fez ouvir forte rajada de vento que desceu sobre a casa onde eles se encontravam”, o Espírito Santo desceu sobre Maria e os Apóstolos em forma de línguas de fogo e encheu o lugar onde todos se encontravam.

O Espírito do Senhor encheu a terra inteira! Aleluia!

Só o Espírito do Senhor enche os espaços vazios da nossa vida e do nosso mundo, porque só “Ele é o Senhor que dá a Vida”, como rezamos no Credo e professamos nas verdades da fé. A espiritualidade cristã recebe vigor da força e da graça da unção que o Espírito opera em nós através dos sacramentos.

O Espírito Santo é o Senhor que dá a Vida, é o Deus de amor, é o mistério de comunhão e de unidade é a fonte da graça santificante, é a generosidade para partilhar, é a fonte da alegria para servir, é agua viva que mata a sede, é a neblina da manhã que anuncia o amanhecer, é o calor que aquece, é a luz que ilumina, é a brisa suave que refresca, é o bálsamo que cura, é a vida em plenitude que é preciso pedir, é o perdão e a misericórdia que devemos alcançar, é o dom da Trindade que inunda de perfume a nova criação. É o Espírito, criador, renovador e santificador de toda a pessoa humana. É o Paráclito que nos protege, o Defensor que nos guarda, o Espírito da Verdade que nos ensina todas as coisas, o Consolador que nos conforta nas dores e aflições, o Espírito Santificador que faz novas todas as coisas, o Espírito de harmonia que nos concede a paz e fortalece na esperança.

O Espírito de caridade que nos ensina a amar a Deus e ao próximo, o Espírito que nos inspira para rezar ao Pai e nos leva a pronunciar que Jesus Cristo é o Senhor.

O nosso mundo, a nossa vida espiritual tem necessidade dos dons do Espírito Santo que queremos pedir com abundância para cada um de nós e para a Igreja nesta novena do Espírito Santo, neste tempo de pandemia.

Que a Mãe do Divino Amor, Templo e Sacrário do Espírito Santo, interceda por nós junto do Pai e do Filho, para nos enviar o Espírito Santo e encher a nossa vida com os seus dons: da sabedoria, da ciência, do conselho, da fortaleza, do entendimento, da piedade e do santo temor de Deus.

Dons que enchem de beleza a criação e adornam de virtudes a alma dos cristãos.

Com Maria rezemos em Igreja, no cenáculo da nossa vida ao Divino Espírito Santo, para que n’Ele tenhamos a vida em abundância, porque sem ele tudo definha e morre.

Ó Espírito Santo ensinai-me o que devo escutar, o que devo dizer, o que devo fazer, como devo fazer, como devo ensinar, como devo amar, como devo acolher, como devo servir, como devo perdoar, como devo rezar, como devo testemunhar, como devo crescer na santidade e na disponibilidade para ser verdadeiro discípulo missionário e como Maria a comunicar aos outros e ao mundo a vida e a alegria do Evangelho.

† António Luciano,
Bispo de Viseu