A Pastoral da Juventude da Diocese de Viseu, desafia todos os grupos e movimentos a rezar pelo fim da pandemia e pelos bons frutos da Jornada Mundial da Juventude 2023, por todas as atividades e celebrações previstas até à sua realização e pelos jovens de todo o mundo.

A iniciativa está em sintonia com o apelo do Papa Francisco que convida, em maio, a uma maratona de oração pelo fim da pandemia.

Sugerirmos a oração do terço, uma oração de todos e para todos, seguindo o incentivo do padre Nuno Amador, da Direção de Pastoral e Eventos Centrais da JMJ Lisboa 2023 – Gostaríamos de desafiar todas as pessoas a rezar o terço pela JMJ durante os próximos dois anos, correspondendo ao desafio de Maria aos Pastorinhos, de que rezassem o terço todos os dias. Embora estivesse a ser preparado antes do pedido do Papa Francisco, a recitação do terço associa-se à maratona de oração pelo fim da pandemia, a que o Santo Padre nos chama.

Através da meditações disponíveis no sítio https://www.lisboa2023.org/, os jovens entram em diálogo com realidades onde a JMJ também quer chegar: os doentes e os que os acompanham, os idosos, os que habitam o nosso país vindo de outros lugares do mundo, as pessoas com deficiência, as famílias…

Para concluir este desafio, façam-nos chegar vídeos e/ou fotos das vossas orações através do Whatsapp 936 511 865ou das redes sociais #juventude.viseu

Sobre a Jornada Mundial da Juventude

Em 2019, o Vaticano anunciou que Lisboa seria a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude, um encontro de milhões de jovens de todo o mundo com o Papa.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Fernando Diniz Chapeiro
Diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu