O itinerário da educação da fé e da caminhada cristã é um trabalho importante a realizar com os adolescentes e os jovens em preparação para o Sacramento da Confirmação. É uma prioridade da pastoral e um desafio ajudá-los a fazer o encontro pessoal com Jesus Cristo. Esta é uma experiência estruturante para o crescimento da fé e para a maturidade da vida cristã.  A Igreja tem consciência da sua missão evangelizadora, dos desafios e responsabilidade de educar na fé as novas gerações. Jovens evangelizadores precisam-se, na Igreja do século XXI.

Quando um jovem evangeliza outro jovem, tudo se torna diferente na linha do compromisso. A sua atitude de fé ao acreditar em Jesus marca o ritmo da sua vida de um modo diferente. Dá-se uma mudança na sua interioridade e à sua volta tudo se renova. Um jovem que reza e faz uma caminhada de fé com seriedade, encontra verdadeiramente Jesus na sua vida e fala do seu projeto de mudança interior aos seus amigos.

Um jovem que se apaixona verdadeiramente por Jesus Cristo e pela missão da Igreja, fala daquilo que viu e ouviu, busca um sentido novo para a sua vida  na família, na paróquia, na escola, no trabalho, no convívio, na discoteca, no lazer, onde quer que Jesus o chame a ser construtor da paz e do bem.

A Igreja convida os jovens a ser os protagonistas da evangelização dos outros jovens e a participarem em causas justas, solidárias, fraternas e de voluntariado social, tão importantes para o seu crescimento integral. Este desafio pastoral da Igreja em Portugal é uma oportunidade para todos os jovens que estão em preparação para receber o Sacramento do Crisma.

A Igreja rejuvenesce com a graça e a ação do Espírito Santo, mas também com a presença e o empenhamento dos jovens crismados, quando são capazes de se inserir e integrar na pastoral da Igreja paroquial ou dos movimentos. Há um trabalho importante a fazer pelos pastores, pela paróquia, pelos pais, pelos catequistas, animadores e responsáveis da pastoral da juventude.

A primeira coisa que os jovens gostam de encontrar na Igreja, depois de receber o Sacramento da Confirmação, é a experiência de se sentirem em casa, ser bem acolhidos e sentir que são úteis naquilo que fazem. Não tenhamos medo de confiar aos jovens tarefas importantes na comunidade paroquial.

Convido os pastores e os responsáveis da pastoral juvenil, universitária e vocacional a inserir os nossos jovens na vida da Igreja e de modo particular a integrá-los no processo de preparação da Pré-Jornada da Juventude em cada Diocese e na participação da JMJ 2023 em Lisboa. É preciso sonhar com os jovens evangelizados e evangelizadores a caminho da JMJ.

Acredito que passa por aqui a renovação da Igreja em Portugal e na nossa Diocese de Viseu. Uma Igreja é jovem quando os jovens que receberam o Espírito Santo, lhe dão vida e a transformam na verdadeira Igreja de Jesus Cristo. O exemplo dos jovens cristãos e com sentido na sua vida, cativa os outros jovens. O seu testemunho de vida arrasta. Recordo o nome de alguns jovens Santos como Sebastião, Inês, Tarcísio, Francisco de Assis, Joana D’Arc, Domingos Sávio, Teresa de Lisieux, Bernardette Soubirous, Maria Gorete, Francisco e Jacinta Marto, Carlo Acutis e outros que nos desafiam no caminho da santidade.

Convido-vos hoje a descobrir o exemplo do novo Beato com o seu projeto de vida e de fé, o seu itinerário espiritual, ele que morreu aos 15 anos de idade com uma leucemia, em fama de santidade. Quando lhe foi diagnosticada a grave leucemia disse: “Ofereço todos os sofrimentos que deverei padecer ao Senhor pelo Papa e pela Igreja, para não ter de ir para o Purgatório, mas diretamente para o Céu” (Carlo Acutis).

Uma personalidade rica a ser imitada pelos jovens. “Busca Deus e encontrarás o sentido da tua vida” (…). “A felicidade é o olhar virado para Deus. A tristeza é o olhar virado para nós próprios” (C. Acutis). Carlo é um jovem cristão, alegre, moderno, simpático, com muitos amigos, desportista, amigo da natureza, um génio da informática e da internet que se deixou apaixonar por Jesus. A primeira comunhão foi um encontro sério com Jesus.  A Missa diária, para ele, era uma prioridade, assim como a adoração eucarística e a oração do terço.  “Vai-se direitinho para o Paraíso se nos aproximarmos todos os dias da Eucaristia”. Só Cristo vencerá! Com Ele na tua vida vencerás. “Não amor próprio, mas a glória de Deus” (…). “Não eu, mas Deus” (…). “A nossa meta deve ser o infinito, não o finito” (…). “O terço do Rosário é a escada mais curta para subir ao Céu” (C. Acutis). Este é um exemplo de vida a seguir pelos jovens.

† António Luciano,
Bispo de Viseu