Apelo aos cristãos e pessoas de boa vontade, que vivem na Diocese de Viseu

Caríssimos irmãos, pastores, consagrados e leigos, sejamos todos construtores da paz. Pela oração, pelo jejum, pela penitência e pelo amor fraterno, sejamos pacíficos na edificação da justiça e na promoção da paz.

Na comunhão, respondamos ao pedido do Papa Francisco. Unidos, na oração e na solidariedade salvífica, à Igreja Universal e corresponsáveis com a CEP, rezemos pela paz na Ucrânia e pelo cessar fogo entre a Rússia e esta nação. Juntos, rezemos: “Concedei, Senhor, à paz aos que em vós esperam; ouvi, ó Deus, as orações do vosso povo suplicante”.

A Mensagem do Santo Padre para a Quaresma tem um tema belo e muito significativo: “Não nos cansemos de fazer o bem… Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10).

É um desafio esperançoso e inspirador para viver os 40 dias da Quaresma, em caminhada de conversão, rumo à Páscoa. Neste tempo, como pediu Nossa Senhora em Fátima aos Pastorinhos, rezemos o terço todos os dias; ofereçamo-lo pela paz na Ucrânia, rogando que a Rússia retire as suas forças bélicas deste país e respeite a dignidade e liberdade das pessoas e a autonomia deste povo. Que todos saibam dizer não à violência, ao ódio, à destruição desumana do povo, dos pobres, dos mais frágeis e inocentes, pois a paz é o baluarte da harmonia, do desenvolvimento e do progresso dos povos.

Com espírito humanista, democrático, cívico e cristão, condenemos a guerra e as suas consequências tão nefastas de morte, de destruição, de fuga desesperada de cidadãos, abandonando as suas casas, os seus bens e a sua pátria. Que se utilizem todos os meios e negociações diplomáticas para que, através do diálogo bilateral, se alcance a paz.

“Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra” (Pio XII, 24/08/1939). Por isso, façamos da nossa Diocese e das nossas famílias comunidades vivas a rezar intensamente pela paz duradoira. De modo particular, convido toda a diocese a fazer do próximo dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, um dia intenso de oração, de jejum e de penitência pela paz na Ucrânia.

Invocando a intercessão da Virgem de Kiev, manifestemos a nossa união e comunhão fraterna com o povo da Ucrânia que vive no nosso país, na nossa Diocese, particularmente aos cristãos e ao Padre Ivan Babchuk, Vigário Paroquial de Nelas, Carvalhal Redondo e Vilar Seco, Assistente Espiritual dos Emigrantes Greco-Católicos em Viseu.

Sejamos perseverantes na oração, fortes no jejum e audazes na penitência. Partilhemos o nosso pão com quem mais precisa. Não deixemos de fazer o bem, esperando por uma colheita de bens espirituais e materiais abundantes para todos. Quem sentir o desejo de contribuir com a esmola para ajudar o povo da Ucrânia, pode fazer chegar a sua oferta à Cúria da Diocese de Viseu, que depois a enviará aos responsáveis desta Igreja irmã.

Aproveito também a lembrar aos sacerdotes e ao povo de Deus a finalidade da Renúncia Quaresmal da Diocese de Viseu, já anunciada na Mensagem para a Quaresma de 2022. Destina-se a ajudar a “Diocese de São Tomé e Príncipe, colaborar num projeto de Evangelização e formação dinamizado pelos Missionários Combonianos em Butembo, no Congo, e para as necessidades pastorais da Diocese de Viseu. Sejamos generosos e fraternos na partilha”.

Viseu, 25 de fevereiro de 2022

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu