“A doença faz parte da nossa natureza humana”

Aos sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos da Diocese de Viseu.

Desejo, a todos vós, às vossas famílias e comunidades paroquiais e a todas as pessoas de boa vontade, a “perfeita saúde do corpo e da alma”.

Ao celebrar o Dia Mundial do Doente, convido-vos, a partir do ícone da parábola do Bom Samaritano, a cuidar dos doentes com carinho e particular atenção aos mais frágeis e abandonados da sociedade.

“Trata bem dele” (Lc 10, 35) é hoje um desafio para todos os pastores e cuidadores: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, profissionais de saúde, responsáveis de administração e gestão hospitalar, das unidades de saúde, administrativos, assistentes operacionais, familiares, capelães hospitalares, assistentes espirituais, sacerdotes, diáconos, consagrados, consagradas, voluntários e ministros da comunhão.

Agradeço a tantas pessoas e profissionais de saúde o trabalho de cuidar diariamente de tantos doentes internados nos hospitais, unidades de saúde, casas de repouso, lares, misericórdias ou a viver na sua própria casa.

É uma graça de Deus esta oportunidade de saber cuidar dos doentes com amor, carinho, compaixão e empatia, em verdadeira experiência humanista. O verdadeiro amor e cuidado liberta da solidão, afasta do medo e cura a ansiedade provocada pela própria doença.

Ao contemplar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, olho para o rosto da Bem-Aventurada Virgem Maria, a Imaculada, a quem entrego todos os doentes, os seus cuidadores e as suas famílias.

Neste Dia Mundial do Doente, devemos assumir o compromisso de dinamizar mais a Pastoral da Saúde e dos Doentes nas nossas paróquias, instituições de saúde e na nossa diocese. Que este trabalho seja assumido com seriedade e dele brote um maior bem para os doentes, para as famílias e para a renovação das nossas comunidades. Os desafios da Pastoral Social e da Saúde são uma interpelação e convite a trabalharmos mais e com mais qualidade em favor dos que sofrem, principalmente os pobres, os idosos, os doentes, os vulneráveis e os frágeis. O Papa Francisco pede-nos para tratar bem os doentes e sermos construtores de uma nova civilização do cuidado e da relação, para remarmos contra a onda da desumanização dos nossos dias.

“Trata bem dele” (Lc 10, 35) é o mandato de Jesus, que, na parábola do Bom Samaritano, cheio de esperança e de amor evangélico, cuida dos doentes com proximidade, fé, afeto, amor, ternura e compaixão.

Peço-vos também orações pelas intenções da Igreja e do mundo:

Por todos os doentes, cuidadores e famílias.

Dia 13 de fevereiro, segunda-feira – aniversário da morte da Serva de Deus Irmã Lúcia de Jesus – convido-vos a viver uma jornada de penitência e oração em comunhão com os pastorinhos de Fátima, como nos pediu Nossa Senhora.

Dia 18 de fevereiro, sábado – Solenidade de São Teotónio – às 10h00, na Casa Episcopal, convido-vos a estar presentes na apresentação do retrato do Senhor D. Ilídio Pinto Leandro e a viver juntos a Eucaristia Solene na Sé, às 11h00, no dia do nosso Padroeiro, cumprindo o programa.

Dia 22 de fevereiro – quarta-feira de Cinzas – convido-vos a iniciar a Quaresma com espírito de conversão e a rezar pelos sacerdotes, que na manhã desse dia terão a sua recoleção espiritual no Seminário Maior de Viseu.

Desejo-vos um bom domingo e peço a Nossa Senhora de Lourdes e a Santa Bernardete a graça de colocarmos sempre Deus em primeiro lugar na nossa vida e a tudo fazermos para tratar bem dos doentes, sem esquecer os seus cuidadores e necessidades.

Caminhando juntos, podemos fazer um bem maior a todos, amando cada um de nós como Jesus nos amou.

Viseu, 11 de fevereiro de 2023

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu