Observatório Pastoral

Aproveitando a pausa escolar do Carnaval, 400 alunos de EMRC e 34 professores de doze escolas da diocese de Viseu (Mangualde, Santa Comba Dão, Tondela, Molelos, Oliveira de Frades, Vouzela, Aguiar da Beira, Sátão, Carregal do Sal, Emídio Navarro, Viriato e Alves Martins), deslocaram-se a Taizé, na região da Borgonha, em França, para viver durante uma semana a experiência proporcionada pelos irmãos da Comunidade Ecuménica de Taizé. Também foram vinte alunos universitários (ex alunos de EMRC) e dois sacerdotes da nossa Diocese, o Pe. André Silva e o Pe. Paulo Domingues.

Os alunos conseguiram trocar o conforto das festividades do Carnaval, por uma semana de encontro, de silêncio e de procura de respostas que a sociedade teima em não lhes fornecer. Tal, é sintoma que os jovens ainda querem, procuram e dirigem-se à Fonte da Vida, que é Jesus Cristo e a Sua Mensagem.

Três vezes por dia, para tudo na colina de Taizé: os sinos chamam toda a gente para rezar na igreja. Milhares de jovens de diversos países do mundo, rezam e cantam com os irmãos da Comunidade. Os cânticos, entoados repetidamente, entram facilmente na memória e traduzem, em poucas palavras, uma realidade fundamental. Seguidamente, um texto bíblico é lido em várias línguas. No centro de cada oração comunitária, um longo período de silêncio é um momento único de encontro com Deus.

A semana foi marcada pelo ritmo das orações, pelas reflexões bíblicas em pequenos grupos, pelo trabalho e pelo convívio. Tudo isto originou no seio dos jovens um anseio de aprender, compreender e apreender mais a Palavra de Deus. Todas esta atividades, vividas em grupo, proporcionaram uma maior aproximação e conhecimento entre os cerca de 2500 jovens que se encontravam em Taizé, oriundos de vários países.

Em Taizé todos ficamos admirados com a capacidade demonstrada pelos jovens de ficarem na igreja, por vezes durante horas, em silêncio ou entoando cânticos meditativos. Frequentemente, até os próprios jovens se surpreendem com o quanto rezam em Taizé. Dos momentos de oração, os mais marcantes, foram o da oração da Cruz, na sexta-feira à noite, e a oração da luz, no sábado à noite, antes de regressarmos a Viseu. O aproximar dos jovens em silêncio orante, o percorrer, em joelhos o percurso até à Cruz, assim como o acender das velas, da luz de Cristo, foram momentos significativos que marcaram a semana e nos fizeram experimentar a presença misericordiosa de Jesus nas nossas vidas.

Marcante foi também o encontro com o Ir. Alois, prior da Comunidade Ecuménica de Taizé e com o Ir. David, único irmão português em Taizé. Desafiaram os alunos a não deixarem de procurar Deus, afirmando que Ele os espera, sempre de braços abertos, para os acolher como seus filhos. Do que os alunos foram dizendo, a experiência é para repetir, no próximo ano.

Professor Abel Dias – Diretor do SDEC VISEU
CategoryDiocese, Pastoral