Comunicado

No dia vinte e seis de abril, quarta-feira, reuniu, no Seminário Maior de Viseu, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral da Diocese, convocado e presidido pelo Senhor Bispo de Viseu, D. António Luciano.

Partindo da análise da vivência pastoral dos últimos quatro anos em dinâmicas instruídas pela temática da Iniciação Cristã, o Conselho perspetivou linhas eclesiais de futuro para esta caminhada sinodal, sobretudo no âmbito da evangelização e formação para os ministérios eclesiais instituídos, deixando palavras de grande apreço e estima pelo trabalho dos nossos Padres, numa leitura realista e atual dos sinais dos tempos com as suas dores e as suas esperanças.

Tendo como horizonte permanente de reflexão a premente questão vocacional que se impõe nos nossos tempos, o Conselho discutiu caminhos e acolheu desafios na reflexão do presente em função da sustentabilidade do futuro, intuindo a construção de comunidades simples, missionárias, participativas e confiantes mais no poder de Deus do que nos poderes dos homens.

Foram ainda analisados alguns caminhos a percorrer na organização da Diocese ao nível pastoral buscando uma melhoria na utilização dos escassos meios humanos disponíveis.

Viseu, 26 de abril de 2023

O Secretariado Permanente