Temos Mãe! Esta expressão pronunciada com fé e solenidade pelo Papa Francisco em 2017, no recinto do Santuário de Fátima, no centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, chegou depressa a todas as partes do mundo.

Os cristãos sentiram-se reconfortados e agradecidos, porque o Papa diante de milhares de peregrinos na Cova da Iria repetiu a beleza e a grandeza da maternidade de Maria e proclamou: Bem-Aventurada a excelsa Mãe de Cristo e da Igreja, isto é a Mãe de toda a humanidade.

Ao celebrarmos o mês dedicado a Maria, mais uma vez, tomamos consciência da abrangência espiritual deste serviço de Maria, que encontra perfeito enquadramento ao celebrarmos o dia da mãe. Evocando a maternidade de todas as mães biológicas, vivas ou defuntas, a minha mãe, a tua mãe, a nossa mãe, agradecer tudo o que fizeram por nós como dom, gratuidade e serviço à vida, à família, à Igreja e à sociedade de todos os tempos. Temos em Maria o modelo de todas as mães, a mulher atenta às necessidades e desejos dos seus filhos, que as nossas mães procuram imitar na sua ternura e cuidado com um coração universal.

O Papa Francisco pronunciou esta afirmação: “Temos Mãe”, referindo-se a Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e da Igreja, que em Fátima manifestou aos pastorinhos uma predileção especial pelas crianças e pelos pecadores. Veio pedir a oração diária do terço para alcançar a paz, o fim da guerra e a conversão dos pecadores. Mostrou na riqueza do “Seu Coração Imaculado” um especial cuidado por cada um de nós, apontando-o “como nosso refúgio e caminho que nos conduz a Deus”.  Vivamos cada dia do mês de maio com Maria, rezando diariamente o terço pelas necessidades da Igreja e do mundo, pelas intenções do Papa Francisco, dos Bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos pedindo a paz e a construção da tão desejada civilização do amor.

Vivamos o mês das flores e da Mãe em oração a Nossa Senhora caminhando com os jovens rumo à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa rezando por todas as mães, pelos seus filhos, marcados pelo sinal da fé em comunhão, participação e missão com Cristo Ressuscitado.

A Mãe de Jesus, também é nossa Mãe, Mãe da Igreja, Mãe das nossas mães e da humanidade, que nesta hora de escuridão, sofrimento e dor, cuida de nós neste vale de lágrimas.

Como cristãos celebremos festivamente no próximo Domingo o “Dia da Mãe” sem esquecer o cuidado que Maria têm por todas as nossas mães. Quanto gostaria que em cada Igreja paroquial, outras igrejas, capelas e oratórios da nossa diocese em cada dia se reunisse um grupo de cristãos para rezar o terço, escutar a Palavra de Deus, ou ouvir com fé um texto sobre Nossa Senhora, que servisse de incentivo para renovar a vida cristã dos fiéis.

Unidos na oração, em caminho sinodal, em comunhão com Maria a mulher da fé, da esperança e da caridade sejamos imagem da Igreja primitiva reunida no Cenáculo a implorar a vinda do Espírito Santo.

Que não fique nenhum lugar de culto sem a oração do terço. Sejamos fiéis ao pedido de Nossa Senhora em Fátima: “Rezai o terço todos os dias” para alcançar a paz, o fim da guerra, a santificação das famílias, os bons frutos da JMJ, o aumento das vocações e a renovação da vida cristã na Diocese de Viseu.

Que a Virgem das mãos orantes, que “com doces palavras nos mandou rezar” nos aponte o caminho da conversão e da renovação espiritual, que Jesus pregou ao anunciar o Evangelho.

Peçamos à Virgem de Fátima, a Senhora do Coração Orante, que nos conceda um coração puro e renovado para entrarmos na escola de Maria de modo a aprender a orar no silêncio. O Evangelho ao falar da dimensão orante e contemplativa de Maria, diz-nos que “conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em Seu Coração” (Lc 2,19-51). O verdadeiro caminho da Igreja nestes tempos difíceis da história do século XXI, passa pela imitação da vida de Maria, que se cala para escutar a Palavra de Deus que lhe fala nas Escrituras, ou para atender os que vêm ter com Ela: o arcanjo Gabriel, Isabel, os pastores, Simeão e Ana. Maria deve envolver-nos suavemente no silêncio da sua oração, para nos levar à verdadeira conversão do coração.

Rezemos o terço todos os dias e ensinemos todos os cristãos a fazer também o mesmo.

Porque temos Mãe, não somos órfãos, somos filhos queridos e amados por Deus.

Convido todos os jovens, de modo especial os que foram crismados nos últimos cinco anos para o mega encontro a realizar no próximo sábado na paróquia de São José em Viseu.

Ó Maria minha boa Mãe, cuida de todas as mães, cuida de mim e ensina-me a cuidar dos outros com fé, alegria, esperança e caridade.

† António Luciano,
Bispo de Viseu