A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa tem treze patronos, escolhidos entre os santos e beatos da Igreja Católica, que mais se identificam com a especificidade deste encontro mundial de jovens.

A JMJ de Lisboa com a proteção de São João Paulo II, São João Bosco, São Vicente, Santo António de Lisboa, São Bartolomeu dos Mártires, São João de Brito, Beata Joana de Portugal, Beato João Fernandes, Beata Maria Clara do Menino Jesus, Beato Pedro Jorge Frassati, Beato Marcel Callo, Beata Chiara Badano e Beato Carlo Acutis.

A Beata Rita Amada de Jesus é a padroeira dos jovens da Diocese de Viseu e do COD a quem confiam as suas vidas procurando proteção divina para imitar o seu exemplo de vida, pondo em prática as suas virtudes humanas, teologais e cardeais.

Na reta final da peregrinação da JMJ, que nos conduz até Lisboa para o Encontro Mundial dos Jovens com o Papa Francisco, o COD e os jovens da Diocese de Viseu pedem por intercessão da Beata Rita Amada de Jesus, sua padroeira, as maiores bênçãos e graças sobrenaturais.

Em união e comunhão com os jovens do mundo inteiro partilhemos a alegria da fé e a esperança cristã na construção de um mundo novo e de uma Igreja renovada, que assente nos valores do Evangelho e do humanismo que procure a verdade, a liberdade, a justiça, e a paz universal como dom.

A JMJ é uma festa para todos, um evento único, um encontro de jovens vindos dos cinco continentes em peregrinação a Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023. Chegam movidos pela fé, pela amizade, a alegria e a festa do convívio, para todos juntos se sentirem amados e queridos por Deus. Reunidos em nome de Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo são chamados a viver como filhos de Deus e a caminhar na luz e na paz.

A Beata Rita desde muito cedo sentiu o chamamento de Deus para a vida religiosa chegando e entrou numa congregação onde esteve pouco tempo. O seu desejo de perfeição e de dedicar a sua vida à formação das crianças e das jovens transformou o seu modo de ser cristã, acolhendo a vocação para servir o Senhor na vida consagrada.

A iniciação à vida religiosa nas Irmãs da Caridade no Porto durou pouco tempo, pois motivada por uma força interior e por falta de saúde deixa a comunidade para regressar à sua terra natal onde começa o sonho do projeto de ser fundadora de um novo Instituto de vida religiosa na Igreja, a quem deu o nome de “Jesus, Maria e José”.

As suas raízes estão num lugar inóspito, num ambiente simples e tranquilo onde cresceu no seio de uma família cristã, acompanhada pelos seus irmãos, empenhada na vida da paróquia, dedicando-se à oração, à adoração ao Santíssimo, à catequese, ao cuidado dos pobres e das famílias, num trabalho pastoral de atenção às jovens do seu tempo, que se viam envolvidas em situações preocupantes a nível da sua conduta humana e moral.

Conhecida como a “mulher do povo”, marcou com a sua vida simples e humilde a fé, a oração, a piedade, a penitência e a caridade de muitas jovens, que acabaram por seguir o seu ideal de vida na consagração religiosa. Foi beatificada no Largo da Sé de Viseu pelo Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, no dia 28 de maio de 2006, na presença de numerosa multidão de fiéis, do clero, de consagrados(as) e das irmãs de Jesus Maria e José, suas filhas espirituais.

Tendo como horizonte a caminhada feita com os símbolos da “Cruz e do ícone de Maria” na Diocese foram-se dando passos importantes para os jovens, as famílias de acolhimento e o povo de Deus das nossas paróquias acolher os jovens estrangeiros provenientes das Dioceses de França, de Espanha e do Canadá acompanhados pelos seus bispos e responsáveis para participar nos “Dias da Diocese”.

O programa estabelecido e diversificado termina no domingo dia 30 com a celebração do Envio em Viseu. A peregrinação dos jovens e animadores termina no encontro JMJ 2023 em Lisboa com a presença do Papa Francisco.

O Programa nas Dioceses assenta em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio.

Os “Dias das Dioceses” consistem no encontro com jovens vindos de todo o mundo, que antes da JMJ 2023 em Lisboa vivem de 26 a 31 de julho em 17 Dioceses de Portugal continental e ilhas. É um encontro que antecede a JMJ e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias Dioceses do país.

São um caminho de preparação para os jovens peregrinos vivenciarem os dias da JMJ. Durantes esses dias os jovens e os animadores podem ficar a conhecer melhor a Diocese e a região de Viseu que os acolhe, bem como a vida da Igreja local com as suas especificidades.

“Com Maria levantemo-nos apressadamente” para acolher os jovens que vão chegar à Diocese de Viseu.

† António Luciano,
Bispo de Viseu