A comunidade do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, celebrou a solenidade do seu patrono, na passada terça-feira, dia 19 de março.

O programa iniciou-se com a celebração da eucaristia, na Capela Imaculada, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que este ano é o “Bispo de turno” no acompanhamento à formação presbiteral no Seminário Interdiocesano.

A celebração foi concelebrada pelos Bispos diocesanos de Bragança-Miranda, Guarda e Lamego, assim como os sacerdotes que colaboram na direção espiritual e se disponibilizam a acolher os seminaristas na iniciação gradual à prática pastoral. Marcaram ainda presença os demais colaboradores na formação humana e complementar dos seminaristas, como também os colaboradores que apoiam a vida comunitária do Seminário.

Na homilia, D. António Luciano recordou a generosidade de São José na resposta ao chamamento divino, estimulando assim os seminaristas a responderem sem hesitações, à semelhança do guardião do Redentor, à vontade de Deus.

O prelado referiu o papel de São José como sendo “protetor, intercessor e guardião da Igreja Universal, que tem como missão a obediência e fidelidade à vontade de Deus, fiel à oração perseverante, exemplo no silêncio criativo, testemunha jubilosa na fé, alegre e vigilante no cuidado e humilde servidor no trabalho diligente.”

Entoados os louvores, daquele que na vida humilde foi chamado pai do Salvador, e finda a celebração eucarística seguiu-se, em clima fraternal, o almoço convívio servido nas instalações da Cooperativa da Arquidiocese de Braga.