A Irmã Maria Madalena de Jesus, de 27 anos, fez a sua profissão de Votos Solenes, no seu percurso vocacional como religiosa Concepcionista, na Ordem da Imaculada Conceição, no passado sábado, dia 4 de maio, no Convento de Santa Beatriz da Silva, em Viseu.

Natural do Seixal, Diocese de Setúbal, a Irmã está a viver no Convento de Santa Beatriz da Silva há quase 9 anos. O seu percurso foi marcado por uma “luta interior” para aceitar que Deus a chamava à vida consagrada. “Tinha dentro de mim uma grande inquietação e muitas dúvidas sobre Deus, sobre a Igreja, sobre a fé, sobre a minha missão neste mundo e não fazia ideia onde encontrar tantas respostas. Questionava-me, tantas vezes, sobre a minha existência e o sentido da minha vida. Queria muito dar-me aos outros, gastar a vida a fazer o bem porque sentia que era no despojamento e no sair de mim mesma que podia encontrar a verdadeira felicidade”, contextualiza.

A Irmã revela que foi quando começou a fazer a sua experiência vocacional no convento que todas as suas dúvidas e preconceitos se dissiparam. “O Senhor mostrou-me a beleza de uma vida totalmente entregue e sacrificada pelos outros. Percebi que há almas que, no silêncio e no ocultamento das suas vidas, fazem tamanho bem a este mundo tão sedento de paz e amor. Descobri que a oração é o maior gesto de amor e humildade que podemos ter por alguém e que as mulheres que aqui viviam eram felizes e tinham um coração tão grande e tão disponível que se dilatava por todos os que as rodeavam e lhes pediam orações. Senti que tinha encontrado o meu lugar”, afirma.

Os Votos Solenes aconteceram agora, depois de quase nove anos de formação e discernimento. “Prometi a Deus viver em castidade, pobreza e obediência para sempre, numa vida oculta com Cristo em Deus. Foi uma cerimónia muito bonita. É difícil descrever a alegria e a paz que sinto. Encontrei o meu lugar e um Deus que não posso deixar. Encontrei a minha felicidade em servir e amar e sou feliz porque sou de Jesus”, acrescentou.

A celebração da eucaristia foi presidida pelo Bispo D. António Luciano e concelebrada por vários sacerdotes das Dioceses de Viseu, Setúbal, Lisboa e Vila Real. Contou, ainda, com a participação de um diácono da nossa Diocese e com um grupo significativo de acólitos.

O momento solene foi vivido na presença de uma grande assembleia composta também por familiares e amigos da Irmã. O Bispo de Viseu referiu-se a esta celebração como “um dia de festa e de ação de graças a Deus, deixando marcas na história deste convento, pelo dom da vida, da fé e da vocação desta religiosa contemplativa”.

A Irmã Maria Madalena de Jesus vive “segundo o ideal de Maria Imaculada, encarnado por Santa Beatriz da Silva, na escuta da Palavra de Deus, na contemplação, no silêncio da clausura, na adoração eucarística e na consagração da sua vida em pobreza, castidade e obediência, dando o testemunho do Reino de Deus”, realçou o Bispo.

Na homilia, D. António Luciano referiu-se à Irmã Madalena como “um exemplo de entrega da sua vida humana, da sua fé, das suas virtudes, com o seu desejo de viver um caminho de santidade com ajuda de Jesus Cristo, com a proteção de Maria Imaculada e o testemunho alegre de Santa Beatriz da Silva”.

Com a profissão dos Votos Solenes, a Irmã Madalena de Jesus continuará a viver “este chamamento em clausura, produzindo frutos novos de amor e de paz por meio da oração, unida a Maria, meditando e guardando a Palavra de Deus no seu coração”.

O Bispo da Diocese agradeceu aos seus pais, familiares, amigos presentes e à sua comunidade pela sua presença e entusiasmo nesta celebração. Realçou, ainda, “a família espiritual, que com ela mostra ao mundo a riqueza do amor de Deus, contribuindo para maior bem da Igreja e das famílias”.

Durante a celebração, foi notória a alegria e felicidade da Irmã Madalena de Jesus, que no final agradeceu a todos a sua presença e pediu a continuação da oração para que continue a ser fiel à vocação a que Deus a chamou.