Voz do Pastor

Neste mês de maio somos convidados a rezar para aprender a comunicar com os outros, “a partir do coração”. A Mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, parte do tema do coração para desafiar a Igreja e a sociedade com base na seguinte reflexão: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

A partir do coração humano “dotando-nos dum olhar espiritual, apenas recuperando uma sabedoria do coração é que poderemos ler e interpretar a novidade do nosso tempo e descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana” (Ibidem).

A oração é uma das formas de comunicar com Deus e de escutar com o coração, aquilo que Ele quer revelar a cada um de nós. Precisamos de crescer na oração, de rezar sempre sem desfalecer, procurando na oração o respirar de Deus na nossa vida. “Orai sem cessar” (1Tes 5,17), orai sempre, em todo o tempo e lugar em união com o Espírito Santo e dai graças a Deus por tudo com orações e súplicas. A sabedoria do coração é “um dom do Espírito Santo, que permite ver as coisas com os olhos de Deus, compreender as interligações, as situações, os acontecimentos e descobrir o seu sentido” (Ibidem).

A oração torna-se assim uma necessidade vital, para uma relação e comunicação fecunda e sadia com Deus, connosco, com os irmãos e com a natureza.

“A oração é a vida do coração novo. Deve animar-nos a todo o momento. (Catecismo da Igreja Católica, nº 2697).

Jesus é o mestre da oração por excelência, o único mestre de vida interior. O modo de rezar de Jesus impressionava tanto os seus discípulos, que um dia estes pediram-lhe: ”Senhor ensina-nos a orar” (Lc. 11,1).

Jesus ensinou-os a rezar dizendo: “Quando rezardes dizei: “Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome” (Mt 6,9). Rezando ao “nosso” Pai, é ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos dirigimos pessoalmente. Quando rezamos ao Pai, adoramo-Lo e glorificamo-Lo com o Filho e com o Espírito Santo.

A oração cristã é uma relação de comunhão e aliança entre Deus e o homem em Cristo. Quando oramos ao Pai, estamos em comunhão com Ele e com o seu Filho Jesus Cristo.

“Pela sua Palavra, Deus fala ao homem. É nas palavras, mentais ou vocais, que a nossa oração toma corpo. Mas o mais importante é a presença do coração Àquele a quem nós falamos na oração. “O facto de a nossa oração ser ou não atendida depende, não da quantidade de palavras, mas do fervor das nossas almas” (S. João Crisóstomo, Ecl. 2; CIC. Nº 2700).

A oração é o motor da vida cristã alimentando-a com a novidade da Palavra de Deus, a graça dos sacramentos, a beleza da Eucaristia e o testemunho da prática das obras de caridade.

“A oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens que nos são convenientes” (S. João Damasceno).

Estamos a viver um Ano dedicado à Oração proposto pelo Papa Francisco, como preparação espiritual para o Jubileu da Esperança em 2025. Aproveitemos este mês dedicado a Nossa Senhora para preparar o 5º Congresso Eucarístico Nacional em Braga, de 31 de maio a 2 de junho, intensificando a nossa oração eucarística e do terço para pedir os bons frutos.0

A próxima celebração do dia 13 de maio, aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima, convida-nos uma vez mais a aprofundar a Mensagem de Fátima na escuta do Evangelho, na fidelidade à oração do terço, a procurar a conversão, a emenda de vida e o espírito de reparação por todas as ofensas feitas a Deus e ao Imaculado Coração de Maria.

Unidos a Nossa Senhora de Fátima e aos pastorinhos rezemos o terço todos os dias para buscar a sabedoria do coração, crescer em humanidade e alcançar a paz para o mundo.

Celebrando a festa da Ascensão do Senhor em comunhão de oração com os peregrinos de Fátima, aprendamos a comunicar bem uns com os outros, conhecendo melhor os meios de Comunicação Social da Igreja.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo