No sábado, dia 11 de maio, 63 crismandos, provenientes de 11 paróquias do concelho de Sátão (Ferreira de Aves, Avelal, Silvã de Cima, Silvã de Baixo, Rio de Moinhos, São Miguel de Vila Boa, Barreiros, Côta, Cepões, Mioma e Sátão), receberam do Bispo da Diocese de Viseu o Sacramento do Crisma.

Durante a celebração da Eucaristia,  que decorreu na Igreja Paroquial do Sátão, concelebrada pelos párocos das várias paróquias do Arciprestado do Dão, o grupo, composto na maioria por jovens, foi desafiado pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, a dar o seu contributo na pastoral paroquial (catequese, liturgia, movimentos) e o testemunho cristão nas suas comunidades. “O Sacramento do Crisma compromete-nos a sermos testemunhas de Cristo ressuscitado e a viver a nossa vocação como mensageiros da esperança, nos diversos serviços da comunidade, como leitores, catequistas, no grupo coral, nos escuteiros, acólitos e em outros serviços na Igreja. As vossas comunidades esperam por vós, para se renovarem e sentirem a força do Espírito Santo, através da vossa juventude. Parabéns por serem discípulos missionários de Jesus”, referiu durante a homilia.

D. António Luciano agradeceu ainda aos pais, padrinhos e catequistas, abençoando a assembleia presente.

Com o Sacramento do Crisma, os presentes receberam os dons do Espírito Santo: da sabedoria, do entendimento, do conselho, da fortaleza, da ciência, da piedade e do temor de Deus.

O Padre José Cardoso, responsável pelo Arciprestado do Dão, pediu também aos jovens que continuem a fazer a sua caminhada ao lado de Jesus Cristo e que, mesmo contra algumas tendências atuais, fruto da sociedade de hoje, considerem este Sacramento da Confirmação como um momento importante no seu percurso que deve continuar a ser movido pela fé.

CategoryBispo, Diocese, Igreja