A Igreja Paroquial de Couto do Mosteiro, no concelho de Santa Comba Dão, esteve em festa, no passado sábado, dia 15 de junho, com a celebração do Sacramento do Crisma administrado a cerca de 60 jovens e adultos das paróquias do concelho.

A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, coadjuvado pelos párocos Carlos Rodrigues, Carlos Monge, Virgílio Rodrigues e pelo Diácono Joaquim Almeida.

Em mais uma jornada de confirmação da sua fé, os jovens e adultos foram crismados, durante uma bela cerimónia, abrilhantada pelas melodiosas vozes do coro da Paróquia Couto do Mosteiro, ritmadas pelos acordes da viola do Padre Virgílio Rodrigues e dos restantes presentes. Todos os jovens participaram, animadamente, na missa, que teve a presença de muitas crianças, adolescentes, famílias e casais jovens, assim como idosos e doentes que não quiseram faltar à celebração.

Durante a homilia, o Bispo incentivou a assembleia presente, em especial os crismandos, a serem uma igreja viva, a louvarem o Senhor, a crescerem na confiança e na fé, enraizados em Jesus Cristo. Pediu-lhes para aprenderem “a conversar com o Espírito” e a pedirem os seus dons, para depois produzirem muitos frutos: a paz, o amor, a amabilidade, a alegria, a justiça e tantos outros.

Citando o Evangelho de domingo, o Bispo abordou a importância “da semente lançada à terra e da paciência que devemos ter até ela crescer e dar muitos frutos”. A partir da parábola do grão de mostarda, convidou todos os presentes a serem semeadores da palavra de Deus e de boas obras na Igreja e no mundo. Pediu, ainda, aos crismandos para levarem a vida nova no Espírito aos seus ambientes: família, escola, paróquias e grupos de amigos.

A celebração terminou com os habituais agradecimentos, a todos os que contribuíram com empenho para a sua realização.

CategoryBispo, Diocese