O Grupo “Espírito Jovem”, da Paróquia de Lordosa, concelho de Viseu, foi o grande vencedor do Festival Diocesano da Canção de Mensagem 2024, que teve lugar no sábado, dia 15 de junho, no auditório do Edifício Multiusos de Nelas, com o tema “Caminhamos Juntos”.

O concurso foi ainda disputado pelos grupos “Vespertinos”, da Paróquia do Viso, “Effathá”, da Paróquia de Abraveses, e pelo Coro Juvenil de Nelas. A organização esteve a cargo do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Viseu com o apoio da Pastoral Juvenil do Arciprestado da Beira Alta.

Este Festival ficou marcado por momentos de oração e reflexão, mas também de muita música com as atuações dos jovens, que envolveram também os dinamizadores das paróquias, os párocos e os animadores de grupos.

Durante a tarde foi realizado um peddy-paper e celebrada a eucaristia, que terminou num jantar partilhado, que antecedeu o Festival. Este “foi vivido num ambiente de festa e alegria”, com o objetivo de ser “semeado o verdadeiro significado da palavra “Compartilha”, realça a organização.

De acordo com a equipa do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil “foram uma tarde e uma noite muito animadas, que culminaram com quatro músicas muito, mas mesmo muito boas que presentearem os presentes com alegria e amor”.

O Bispo da Diocese de Viseu, que marcou presença no Festival, congratulou-se com a realização desta iniciativa, tendo felicitado todos os jovens presentes, incentivando-os a dar continuidade aos apelos que o Papa Francisco lhes fez no encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

D. António Luciano, animado pela esperança e pela presença ativa dos jovens na vida das paróquias, formulou o desejo de, no festival do próximo ano, todos os arciprestados da Diocese de Viseu “estarem representados com os seus jovens e as suas canções”. Desejou, ainda, à equipa da Pastoral Juvenil da Diocese um bom trabalho e as maiores felicidades, deixando um convite a toda a assembleia presente: “que saibamos acolher e dar lugar aos nossos jovens, nas nossas comunidades e nas diversas frentes da Pastoral”, frisou.

O grupo vencedor vai representar a Diocese de Viseu no Festival Nacional da Canção, que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, deste ano, na Diocese de Lamego.