Mais de três centenas de jovens e alguns adultos receberam o Sacramento do Crisma administrado pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, nos Arciprestados de Lafões, Besteiros, Beira Alta e Viseu Rural. As cerimónias contaram com a presença de um grande número de fiéis.

No dia 22 de junho, 61 jovens e adultos receberam o Sacramento do Crisma durante a celebração religiosa, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Cavernães. No mesmo arciprestado, no dia 23 de junho, a Igreja Paroquial de Bodiosa recebeu 42 crismandos que receberam o Sacramento.

No mesmo dia, em terras de São Miguel Arcanjo, na Igreja Paroquial de Campia, Vouzela, foram 64 os crismandos presentes.

No dia 29 de junho, também no Arciprestado de Lafões, a Igreja Paroquial de São Pedro do Sul celebrou a eucaristia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, onde no decorrer da mesma foram crismadas 27 pessoas. No mesmo dia, o Arciprestado de Besteiros também celebrou a administração do Crisma a 68 jovens e adultos, na Igreja Paroquial de Santiago de Besteiros.

Já no Arciprestado de Viseu Rural, foi a Igreja Paroquial de Lordosa que recebeu esta celebração, no dia 30 de junho, tendo sido crismados 12 jovens. A celebração contou, ainda, com a atuação do grupo vencedor do Festival Diocesano do Canção, “Espírito Jovem”, natural desta paróquia, que vai representar a Diocese de Viseu no festival nacional.

Também neste dia, na Igreja Paroquial de Nelas, Arciprestado da Beira Alta, foi administrado o Sacramento do Crisma a 139 jovens e adultos.

O Bispo da Diocese de Viseu congratulou-se com o desejo de todos os presentes em receber este Sacramento e pediu a todos os crismados que “continuem a ser testemunhas do Espírito Santo nas suas comunidades, levando-O como uma força viva para as suas paróquias”.

D. António Luciano incentivou-os  “a ser uma igreja viva, a louvar sempre o Senhor” e a “crescerem na confiança e na fé, experimentando a riqueza das palavras do Papa Francisco: “Deus ama-te”; “Cristo deu a vida por ti”; “E agora quer viver em ti” para que, enraizados em Jesus Cristo e cheios dos dons do Espírito Santo, produzam na Igreja e no mundo muitos frutos de paz, de amor, de amabilidade, de alegria e de justiça.

Realçando a importância do caminho sinodal, “todos juntos”, o Bispo convidou os crismandos a empenharem-se na vida da Igreja, juntamente com as numerosas assembleias participantes, a quem pediu para aprenderem a “conversar com o Espírito” através da oração e do bem a que são chamados a construir neste mundo.

CategoryBispo, Diocese, Igreja