Assim era apresentado durante estes últimos dias o testemunho de vida de santidade do Beato Carlos Acutis.

O jovem que se deixou apaixonar por Jesus Cristo na Eucaristia e que fez da Internet um dos seus campos privilegiados de apostolado, vai ser em breve canonizado.

Como ele todos os jovens e cristãos são chamados a viver a vida teologal com entusiasmo, dinamismo de fé, testemunho de santidade na esperança escatológica para na prática da caridade nos tornarmos “Influencer de Deus”.

O sacramento do Batismo concede-nos a graça de sermos chamados filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo e Templos do Espírito Santo. Membros da Igreja de Jesus Cristo. É bebendo desta fonte de amor e de salvação, que somos chamados a viver a santidade.

Notícias recentes acerca do Consistório presidido pelo Papa Francisco na Causa dos Santos, referia-se a um milagre pedido a Deus por intercessão do Beato Carlos Acutis, em benefício de uma jovem estudante em Itália, natural da Costa Rica, que em consequência de um grave  acidente de bicicleta sofreu um gravíssimo traumatismo craniano.

A sua mãe aflita com a situação irreversível da filha, segundo o relato, terá ido a Assis ao Santuário onde está sepultado e aí passou um dia de oração, diante do túmulo do Beato Carlos Acutis, pedindo por sua intercessão a cura da sua filha.

Como a mulher do Evangelho, grande na sua fé, que alcançou a graça da cura imediata da sua filha, por intercessão do Beato Carlos Acutis.

A caminho do reconhecimento da santidade de vida deste jovem pelo dom da canonização, queremos pedir por sua intercessão, que os nossos jovens que durante este verão em tão grande número recebem o sacramento do Crisma, alcancem por intercessão deste “Infuencer de Deus”, a graça de se deixarem guiar pelo Espírito Santo nas suas vidas e assim se tornem protagonistas da renovação da Igreja, nas suas paróquias verdadeiros “discípulos missionários”. Convido todos os jovens da Diocese de Viseu a conhecerem verdadeiramente o Beato Carlos Acutis e a pedirem por sua intercessão um verdadeiro amor a Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia, a serem devotos de Nossa Senhora, a colocarem a sua vida e fé ao serviço da Igreja e da humanidade vivendo com alegria o seu testemunho. “Todos os homens nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”. Caros jovens que vos encontrais de férias não deixeis, que isso aconteça nas vossa vidas. Deus nunca pode ficar de férias, pois como disse Jesus: “Meu Pai trabalha sempre e Eu também trabalho”.

Durante esta semana está a decorrer na Diocese de Viseu o torneio de Futsal dos sacerdotes de Portugal.

Vindos das mais diversas Dioceses e Institutos de Vida Consagrada, acompanhados de alguns leigos e seminaristas viveram um intenso programa desportivo acompanhados de outros momentos de festa, convívio, partilha e celebração. Felicito a Organização e cada um dos participantes. É bom vermos os nossos padres empenhados com sentido de fé, presença de Igreja e altruísmo a fazer desporto e a encontrar no Futsal também um espaço de testemunho e convívio e de festa, que manifesta a alegria, o cuidado, a fraternidade e a presença de Cristo bom Pastor nos diversos espaços da vida.

Que os padres sejam sempre atletas de Deus e ajudem os jovens e adultos nos diversos campos de desporto a serem protagonistas de uma vida sadia marcada pela esperança e pelo compromisso eclesial.

Numa semana em que celebramos as Bodas Sacerdotais do Padre Gabriel no dia 4 de julho na Igreja Paroquial em Pinheiro de Lafões às 19 horas e a Ordenação Episcopal  de D. Fernando Maio Paiva, natural da paróquia do Sul, São Pedro do Sul, próximo domingo na Sé de Beja pelas 17 horas. Unido às intenções do novo bispo, à sua família, paróquia e amigos, peço a caridade das vossas orações pelo seu Ministério Episcopal na Diocese de Beja.

Rezemos a Cristo bom Pastor e Samaritano da Humanidade, para que nos faça a todos ser atletas do espírito, desportistas do amor, seguidores de Jesus Cristo  e “Influencer de Deus” e da Igreja.

António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa