Os alunos finalistas do Curso de Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Viseu, familiares, amigos e docentes encheram a Sé de Viseu para a celebração da Eucaristia da bênção das pastas, um momento de festa e de ação de graças.

A celebração, que decorreu ontem à tarde, dia 7 de julho, foi presidida pelo Frei José Carlos, responsável pela Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viseu, que recordou a importância desta cerimónia religiosa para os finalistas agradecerem as bênçãos que receberam ao longo do seu curso. “Estamos aqui para dar graças ao Senhor, para lhe pedir a bênção, para as vossas vidas, porque a vossa vida não acaba aqui”, disse, acrescentando que todos têm muito que agradecer, nomeadamente as amizades, os desafios e as dificuldades que superaram.

O Frei José Carlos pediu aos estudantes para agradecerem pelas “famílias, pais e amigos”, destacando a importância destes no seu percurso académico, enaltecendo também o papel da Escola Superior de Saúde de Viseu que “preparou, cuidou de vós e cumpriu o seu trabalho”.

O responsável da Pastoral lembrou ainda que, enquanto profissionais de saúde, “vão ser chamados toda a vida a imitar Jesus”, pedindo-lhes, mesmo que não se sintam valorizados na sua terra, que “continuem a fazer bem o trabalho e não percam o entusiasmo”.

O Bispo da Diocese de Viseu, que não pôde estar presente na celebração por se encontrar na ordenação episcopal de D. Fernando Paiva, na Sé de Beja, fez questão de deixar uma mensagem a felicitar os estudantes, pais, familiares, padrinhos, docentes e direção da Escola Superior de Saúde. “Peço a Deus, para vós, todas as bênçãos e que sempre sejais muito felizes na vossa vida profissional”, referiu, pedindo que sejam bons profissionais, “cuidando da pessoa humana com amor, profissionalismo e respeito pela sua vida desde o momento da conceção até à morte natural”.