A preparação do plano pastoral para o próximo ano juntou cerca de 50 leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes, representantes de toda a Diocese de Viseu, que compuseram a assembleia diocesana que se reuniu no passado sábado, dia 6 de julho, no Seminário Maior de Viseu.

A assembleia teve como objetivo auxiliar o Bispo da Diocese, D. António Luciano, na projeção e decisão do plano pastoral para o próximo ano, 2025, tendo já ficado definido o tema: ‘És chAmado por Jesus, Experimenta…’.

Os trabalhos, que serviram para abordar assuntos pastorais pertinentes da Diocese de Viseu, foram orientados pelo Vigário da Pastoral, Padre João Zuzarte, com a presença do Bispo.

Na assembleia foi usado o método sinodal designado “Diálogo no Espírito”, com o objetivo de ouvir os presentes sobre os vários assuntos da vida das comunidades cristãs. Os presentes, divididos em sete grupos, refletiram sobre a frase “o que queremos no presente e no futuro para a Igreja de Viseu?”, da qual resultaram conclusões e intuições pastorais teóricas e práticas para a ação pastoral da Diocese.

“A assembleia diocesana foi uma verdadeira expressão de sinodalidade, onde cada membro teve a oportunidade de falar com liberdade e escutar com humildade a visão e opinião de cada participante. É este o caminho que o Papa Francisco está a pedir à Igreja do terceiro milénio. O resultado foi muito positivo, pois agregou o contributo de todos”, realçou o Vigário da Pastoral, Padre João Zuzarte.

O Bispo diocesano congratulou-se com a realização da assembleia e desafiou todos os participantes a darem seguimento ao projeto pastoral em curso. Em relação ao tema escolhido, D. António Luciano pede a todos um esforço para que seja concretizado. “Peço a cada um que se esforce por fazer chegar à vida concreta, de cada diocesano e das suas comunidades, a interpelação do Espírito: ‘És chAmado por Jesus, Experimenta…’. Assim, com esperança, façamos do encontro, com Aquele que nos interpela, um verdadeiro anúncio da alegria do Evangelho.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu