Durante o passado fim de semana, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, crismou 58 jovens e alguns adultos, sendo este um passo importante na vida cristã, reafirmando a fé e o compromisso com os ensinamentos de Jesus Cristo.

No sábado, dia 20 de julho, durante a celebração eucarística, na Igreja Paroquial de Santa Cruz da Trapa (concelho de São Pedro do Sul), foi administrado o Sacramento a 33 crismandos da paróquia local, mas também de Manhouce, Valadares, São João da Serra, Carvalhais e São Cristóvão de Lafões. A cerimónia foi presidida pelo Bispo de Viseu e concelebrada pelo Padres Cristóvão Cunha e Hermenegildo Pereira.

No domingo, dia 21, a Paróquia de Campo de Madalena vestiu-se a rigor para a Eucaristia e Crisma, tendo sido a celebração realizada na Igreja de Moure de Madalena (concelho de Viseu), com a presença de 25 crismandos. Esta foi igualmente presidida pelo Bispo da Diocese e concelebrada pelos Padres João Soares, José Luís e Pedro Guimarães.

O Bispo, durante as homilias, pediu a todos os crismandos que levem ao mundo a alegria do Evangelho, ao longo da sua jornada de fé, usando os dons recebidos neste dia, espalhando a palavra de Deus junto das suas paróquias, escolas e comunidades. “Sede dóceis ao Espírito Santo e pedi-lhe que transforme a vossa vida e vos santifique para serdes discípulos missionários. A Igreja precisa de bons pastores e vocês, com o vosso exemplo e testemunho, podem ajudar as vossas comunidades a ser mais vivas, mais dinâmicas e alegres conduzidas pelo amor e pela compaixão de Cristo bom Pastor por cada um de nós”, afirmou.

O Prelado convidou, ainda, todos os presentes a rezar, pedindo ao bom Pastor que conceda muitas vocações sacerdotais à sua Igreja. “Aproximem-se de Deus, com o convite que Jesus vos faz e deixem-se guiar pelo Espírito Santo”, reforçou D. António Luciano.

As cerimónias foram abrilhantadas por um grande número de fiéis presentes, que testemunharam estes atos de fé tão importantes para todos os crismados, padrinhos, respetivos familiares e suas comunidades.