O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu, na passada sexta-feira, 26 de julho, dia da memória de São Joaquim e Santa Ana, à Eucaristia desta festa, celebrando o Dia dos Avós e dos Idosos na Capela de Santa Ana, em Penalva do Castelo. Na homilia, a partir da palavra de Deus, apontou aos avós e idosos o exemplo e o testemunho dos pais de Nossa Senhora e avós de Jesus.

A reflexão teve como pano de fundo o tema da família, os desafios que esta enfrenta, a resposta que é chamada a dar como célula base da sociedade e Igreja doméstica na transmissão da fé às novas gerações. O Bispo exortou os presentes a trabalharem e rezarem intensamente pelo bem de todas as famílias, reforçando a mensagem “de que a família é uma comunidade de vida e de amor, escola de valores e de diálogo aberta a todos”. D. António Luciano terminou a sua homilia pedindo a São Joaquim e a Santa Ana a proteção para todas as famílias e a inspiração para cuidar de todos os avós, filhos e netos.

No domingo, dia 27 de julho, presidiu à Eucaristia no Centro Sócio-Pastoral da Diocese, concelebrada pelo responsável da instituição, Cónego Miguel Abreu, e por outros sacerdotes residentes, com a participação dos utentes e comunidade religiosa que ali presta serviço. Esta celebração aconteceu no dia em que se assinalou o IV Dia dos Avós e dos Idosos, com o tema “Não me abandones na Velhice”, proposto pelo Papa Francisco.

O Prelado sublinhou a importância desta celebração, lembrando algumas das palavras da mensagem do Papa para este dia, enquadrando-as no contexto da palavra de Deus, que nos fala da multiplicação dos pães e da fome no tempo de Eliseu. “O contributo que o rapazito do Evangelho deu, partilhando a sua merenda para que Jesus realizasse a multiplicação dos pães e dos peixes, deve ser para todos nós motivo de alegria e de esperança porque o pouco que possuímos, abençoado por Deus, pode transformar-se em muito e assim matar a fome a todos os famintos, como aconteceu àquela multidão e ao profeta Eliseu”, realçou o Bispo durante a homilia.

O Bispo convidou ainda cada um dos presentes a partilhar a vida, o tempo, os sorrisos e o pão com aqueles que mais necessitam. “Ao rezar o Pai-nosso pedimos o pão de cada dia, para que nunca falte na nossa mesa, e aprendemos a ser solidários e fraternos com os irmãos que têm fome. Ter pão e partilhá-lo é um dom cristão. Por isso, a multiplicação dos pães e dos peixes é sinal do pão vivo descido do Céu que comungamos na Santíssima Eucaristia”, realçou.

As celebrações eucarísticas destes dias relembraram a todos os presentes a importância de cuidar dos mais idosos, que são muitas vezes esquecidos pela sociedade.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa