O Parque Florestal da Gândara, situado na União de Freguesias de Arca e Varzielas, concelho de Oliveira de Frades, foi o local escolhido para o  XV ACAREG – Acampamento Regional dos Escuteiros, promovido pela Região de Viseu do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

O acampamento começou ontem, dia 29 de julho e decorre até ao próximo domingo, dia 4 de agosto. A cerimónia de encerramento, com a celebração da Eucaristia, será presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, com início às 11h30.

Nesta edição estão presentes cerca de mil crianças, jovens e adultos, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, divididos em secções: Lobitos (6-10 anos), Exploradores (10-14 anos), Pioneiros (14-18 anos) e Caminheiros (18-22 anos).

De acordo com a organização, esta atividade, inserida no Plano de Atividades Anual, é agora retomada depois de um interregno de 10 anos, evidenciando a sua “mais-valia pedagógica e objetivos específicos”, constituindo-se “como um marco importante na vida do escutismo na região”.

Este acampamento tem como tema “Viriato e os Guerreiros Lusitanos”, oferecendo “aos participantes a vivência e o imaginário do Povo Lusitano, inspirado pelos seus costumes e tendo como foco a figura do seu líder Viriato”, acrescenta a organização.

Durante estes dias, os participantes vão usufruir de várias atividades, nomeadamente percorrer percursos pedestres, com caminhada e pernoita ao relento pelas diversas aldeias da Serra de Caramulo; participar num jogo cultural escutista na Vila do Caramulo e em vários atelieres temáticos em campo; e usufruir de um arraial/ fogo de conselho e atividades aquáticas na Barragem de Ribeiradio e na Praia Fluvial Quinta do Barco, em Sever do Vouga.

A Região de Viseu do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português conta com quase 100 anos de atividade, trabalhando na formação integral dos jovens.

CategoryBispo, Diocese