O Centro Regional de Viseu, da Universidade Católica Portuguesa, deu hoje de manhã, dia 16 de setembro, as boas vindas aos novos alunos, numa cerimónia que marcou o início deste ano letivo, 2024/2025.

A cerimónia contou com as intervenções do pró-reitor do Centro Regional de Viseu, Aires do Couto, da diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Marlene Barros, do diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde (IGOS), Paulo Pereira, da provedora do estudante, Filomena Capucho, da vereadora da cultura do Município de Viseu, Leonor Barata, e do representante da Associação Académica, Rodrigo Soares, tendo o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, feito o encerramento.

Na sua intervenção, começou por felicitar todos os alunos, em especial os novos, a direção da instituição, os docentes, os funcionários, colaboradores e familiares, realçando a “excelência da formação académica e científica”, que se orienta por “princípios humanistas, cristãos, éticos e espirituais”.

O Bispo relembrou que estes valores estão também presentes fisicamente no Centro Regional, através da Capelania e do respetivo capelão, o Frei Zé Carlos, “que está disponível para acompanhar e ajudar todos os alunos” junto dos responsáveis da instituição de ensino.

A aposta na tecnologia e na inovação são também um motivo de orgulho para o Bispo, que felicitou a Universidade pelo investimento que tem vindo a fazer nos laboratórios. “Esta universidade, em particular a Faculdade de Medicina Dentária, soube utilizar as tecnologias desde a primeira hora. A aprendizagem com ferramentas novas, o saber inovar e integrar são os grandes desafios para depois também se conseguir afirmar no seu território”, destacou o Bispo, em resposta ao discurso da docente Marlene Barros, diretora da Faculdade, que anunciou a reforma que está a ser levada a cabo nas instalações, com “espaços renovados e tecnologia de ponta”, cuja inauguração acontecerá no dia 6 de dezembro deste ano.

Dirigindo-se à plateia, o Bispo apelou ao equilíbrio no uso da inteligência artificial, um tema que tem marcado a atualidade. “É preciso saber olhar com amor para o outro e promover a dignidade e o respeito de todos na diversidade de culturas e de saberes e a própria Universidade Católica tem cultivado também esse campo, fazendo-o florir”, disse.

Lembrando o Papa Francisco, D. António Luciano falou ainda sobre a importância de se fazer o percurso académico em caminho sinodal, todos em conjunto, alunos, docentes e funcionários, pedindo para colocarem o conhecimento, adquirido ao longo do percurso académico, ao serviço “do bem de todos e da sociedade em que vivemos para a construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, apelando ao “respeito pelas crenças e diferenças de cada um”.

O Centro Regional de Viseu é composto por duas unidades académicas – a Faculdade de Medicina Dentária e o Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde (IGOS) – e tem atualmente cerca de 500 alunos de 19 nacionalidades, oriundos dos cinco continentes.

CategoryBispo, Viseu