Face aos incêndios que estão a assolar a região, em vários concelhos da Diocese de Viseu, e também no resto do país, o Bispo D. António Luciano manifesta a sua solidariedade com todas as pessoas que estão a ser vítimas deste flagelo e agradece a todos os bombeiros, proteção civil, GNR, autarcas, voluntários e populares que estão no terreno, pedindo a Deus que os auxilie, nestas horas tão difíceis e de grande provação, e lhes dê força para ultrapassar esta situação tão dramática.

Tendo conhecimento de uma vítima mortal na Diocese, uma civil em Almeidinha, no concelho de Mangualde, implora para ela o seu eterno descanso e manifesta as condolências aos familiares enlutados. Deseja também as rápidas melhoras a todos os que ficaram feridos e se encontram hospitalizados. “A todos aqueles que sofrem, nesta hora de dor e de grande sofrimento, quero deixar uma palavra de conforto e alento na esperança de que, em Cristo, venceremos todas as adversidades e provações provocadas por estes trágicos incêndios”, refere o Bispo.

A Diocese de Viseu está a acompanhar, com a sua oração, todas as vítimas e todos aqueles que estão empenhados no terreno a combater tão grande flagelo. Está também disponível para ajudar os necessitados, através das suas paróquias e instituições, com os meios disponíveis ao seu alcance.

A Diocese de Viseu mostra-se ainda solidária com as restantes dioceses do país que estão a passar por esta calamidade, rezando por todos e pedindo proteção para as pessoas e bens. Apela à população que tenha uma atitude preventiva e pró-ativa no combate aos incêndios, pedindo a todos que sigam as indicações dadas pelas autoridades competentes.

Por orientações do Delegado de Saúde, divulga algumas medidas preventivas que a população deve seguir e que têm como objetivo mitigar o efeito dos incêndios na saúde: ligar para o Centro de Contacto SNS 24 (808 24 24 24) como primeira linha de contacto com os serviços de saúde; evitar exposição ao fumo, mantendo-se dentro de casa, com janelas e portas fechadas, em ambiente fresco; evitar a utilização de fontes de combustão dentro de casa (aparelhos a gás ou lenha, tabaco, velas, incenso, entre outros); evitar atividades no exterior; utilizar máscara/respirador (N95) sempre que a exposição for inevitável; manter a medicação habitual (se tiver doenças associadas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crónica – DPOC) e seguir as indicações do médico perante o eventual agravamento das queixas; e manter-se informado, hidratado e fresco.

CategoryBispo, Diocese