O Santuário do Senhor dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, concelho de Tondela, recebeu, ontem, cerca de 260 catequistas de toda a Diocese de Viseu, com o objetivo de iniciarem este ano catequético juntos, rumo ao Jubileu da Esperança.

O programa teve como tema “Um amor que acolhe…experimenta-o”, composto por várias atividades, realizadas através de uma dinâmica de grupos, e cuja reflexão foi feita a partir de textos bíblicos. Os trabalhos foram apresentados em plenário, seguindo-se um momento de oração e lanche partilhado.

Abel Dias, diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), da Diocese de Viseu, referiu que os catequistas estão motivados para o ano catequético que começa no início do próximo mês. “Estão sedentos de começarem este ano, mesmo tendo algumas apreensões e alguns medos. Nota-se, sobretudo, a alegria em partilharem a fé com as crianças e os jovens que lhes forem confiados”, realçou.

Os catequistas receberam ainda a visita do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que os felicitou e lhes dirigiu palavras de incentivo para este início de ano letivo e pastoral que se avizinha, reforçando “que eles são o futuro da Igreja”. “Todas as comunidades precisam de catequese, sejam as crianças, adolescentes, jovens ou adultos”, disse, adiantado que “o catequista não é mais que um instrumento disponível para seguir e anunciar o Mestre”.

A importância do caminho sinodal foi também realçada pelo Pastor diocesano, citando o Papa Francisco que “apela a sermos transmissores da fé na comunhão, na participação e na missão”.

Neste ano da oração, como preparação para o Jubileu da Esperança, que na Diocese de Viseu se inicia no dia 29 de dezembro, na Sé de Viseu, durante a parte da tarde, o Bispo convidou a que “todos levem consigo Cristo vivo, que é aquele que nos catequiza, que nos chama a segui-Lo e a sermos seus discípulos missionários”.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa