Os paroquianos de Póvoa de Cervães e de Santiago de Cassurrães, no concelho de Mangualde, vão homenagear, no próximo domingo, 29 de setembro, o Padre Celestino Correia, que termina o seu serviço pastoral nestas paróquias, onde exerceu durante 54 e 58 anos, respetivamente.

Perto de completar 86 anos, já no próximo mês de outubro, diz sentir-se “feliz” com esta homenagem, porque “como diz o povo: as pessoas bem nascidas devem ser agradecidas”. “Quando nós vemos que as comunidades agradecem aos sacerdotes o trabalho que fazem é sempre uma alegria. Fui um padre que estive ao serviço das minhas comunidades, sempre que era necessário, e ao serviço de outras, quando também me pediam”, refere.

Quanto ao seu percurso, marcado por um legado de obras, destaca-se a criação do Centro Social Paroquial de Santiago de Cassurrães. Fundado em 1990, nasceu inicialmente da necessidade de dar resposta às pessoas de mais idade. “No início idealizamos o projeto para ser apenas nas vertentes de apoio domiciliário e centro de dia, mas demos conta que só isso não chegava para resolver os problemas das pessoas e nasceu também o Lar de São José. Eu fiz uma parte, os paroquianos fizeram outra e São José fez outra, com a sua proteção que nos ajudou muito”, explica.

Além desta obra, durante o seu percurso de mais de 50 anos, foi responsável pelos restauros das Igrejas Paroquiais de Santiago e de Póvoa de Cervães, bem como de várias intervenções nas capelas, com vista à sua preservação.

Agora que cessa funções nestas paróquias, garante que, ainda assim, não vai deixar de trabalhar. “Vou ajudar os meus colegas no que precisarem. Não quero estar só sentado numa cadeira a ver correr o tempo. Sempre que eu possa, vou estar disponível para dar o meu contributo”, garante.

Luís Morais, um dos responsáveis pela organização da homenagem, explica que depois de mais de 50 anos a exercer funções nestas duas paróquias “é meritório ser homenageado”. “É um agradecimento, em forma de despedida, porque foram muitos anos ao serviço dos paroquianos”, refere, assegurando que o Padre Celestino Correia “foi um sacerdote que deixou a sua posição e marcou a vida destas comunidades”.

O programa contempla a celebração da missa de ação de graças na Igreja Paroquial de Santiago de Cassurrães, às 11h00. Uma hora e meia mais tarde, tem início o almoço-convívio. Pelas 15h00, é feita uma homenagem ao Padre Celestino Correia, como fundador e impulsionador do Centro Social Paroquial de Santiago de Cassurrães. O dia termina com o cantar dos parabéns, com bolo comemorativo.

A comunidade vai ainda oferecer-lhe duas lembranças em nome de todos: uma escultura de São José (de 30 cm em madeira maciça) e um relógio de pulso.

CategoryDiocese, Igreja, Paróquia