A Igreja é por sua natureza missionária. A missão só é possível com a força de Deus e a luz do Espírito Santo, fonte da missão, que nos leva pelo mundo a anunciar o Evangelho. Enquanto batizados somos protagonistas da missão do Senhor na Igreja e no mundo.

Chegou o mês de outubro e os cristãos lembram a sua vocação e o seu lugar na missão da Igreja, tomando consciência do chamamento missionário, intensificam a oração diária do terço pelas intenções da missão, celebram o Rosário e glorificam Nossa Senhora.

A Senhora pediu em Fátima aos Pastorinhos para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem o fim da guerra, e terem um tempo de paz. A 13 de outubro de 1917 disse: “Eu Sou a Senhora do Rosário”.

O testemunho dos pastorinhos para responder aos pedidos feitos por Nossa Senhora, assumiram na devoção da oração diária do terço as intenções do Santo Padre, pela paz e pela conversão dos pecadores. A mensagem de Fátima tornou-se um caminho de renovação da vida espiritual dos cristãos e da Igreja.

O mês de Outubro Missionário e do Rosário tornaram-se duas realidades pastorais unidas num movimento de espiritualidade, oração, conversão e renovação, elementos centrais do diálogo da Senhora mais brilhante, que o Sol.

Neste ano dedicado à oração a pedido do Papa Francisco, como meio de preparação espiritual para a vivência do Ano Jubilar da Esperança 2025, rezemos todos mais e melhor, valorizemos o dinamismo da fé e de pertença à Igreja para com alegria e um coração renovado sermos peregrinos da Esperança.

A Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, que vamos celebrar a 20 de outubro de 2024, tem o seguinte tema: “Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22,9).

O Santo Padre sublinha a responsabilidade de todos os batizados sermos “discípulos missionários de Cristo, nesta fase final do percurso sinodal que, de acordo com o lema “Comunhão, participação e missão”, deverá relançar na Igreja o seu empenho prioritário, isto é, o anúncio do evangelho no mundo contemporâneo” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões).

A missão de cada batizado, caracteriza-se por um encontro com toda a humanidade para a convidar para o mistério de comunhão com Deus, através do Seu Filho Jesus Cristo. Pela vocação batismal “todo o cristão é chamado a tomar parte nesta missão universal com o seu testemunho evangélico em cada ambiente”.

O Papa Francisco retomando o exemplo do convite para as bodas do banquete (cf. Mt 22,4) exorta-nos a todos dizendo: “Oxalá todos nós, batizados, nos disponhamos a sair de novo, cada um segundo a própria condição de vida, para iniciar um novo movimento missionário, como nos alvores do cristianismo”.

Peço a todos os cristãos da Diocese de Viseu para rezar o terço todos os dias, a Liturgia das Horas, ou rezar outras orações, oferecer a Eucaristia diária e os sofrimentos e sacrifícios de cada dia, pelos bons frutos do trabalho do Sínodo dos Bispos, a decorrer em Roma de 2 a 27 de outubro.

Imploremos do Espírito Santo os seus dons para iluminarem o Santo Padre, os Cardeais, os Bispos, os Sacerdotes, os Consagrados e os Leigos que participam na Assembleia Sinodal, sejamos todos protagonistas de renovação da Igreja. Na escuta da Palavra de Deus, na oração, no diálogo e no discernimento espiritual, contribuamos para uma nova sementeira do Evangelho, capaz de produzir bons frutos.

Rezemos todos juntos pelos Sacerdotes, Diáconos e Leigos que durante estes dias assumem uma nova missão ao serviço da Igreja diocesana.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa