Durante o passado fim de semana, dias 5 e 6 de outubro, foram vários os sacerdotes da Diocese de Viseu que tomaram posse nas paróquias para as quais foram recentemente nomeados.

No concelho de Santa Comba Dão, o Bispo deu posse ao pároco António Flor, na Igreja Paroquial de Nagosela, acumulando com as paróquias que tem servido. Deu igualmente posse ao Padre António Clementino, na Igreja Paroquial de São João de Areias, desta paróquia, e das restantes que lhe foram confiadas: São Martinho de Óvoa, São Miguel Arcanjo de Pinheiro de Ázere e Santa Cruz do Vimieiro.

No mesmo concelho, tomou posse o Padre Virgílio Rodrigues, da paróquia de Santa Columba de Couto do Mosteiro, em celebração presidida pelo Vigário Geral, o Padre Carlos Casal.

No concelho de Mangualde, o Padre Carlos Rodrigues tomou posse na Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Chãs de Tavares, dada por D. António Luciano, e, no mesmo ato, tomou também posse das de São Pedro da Cunha Alta, de Santa Luzia da Freixiosa, de São João Batista de Quintela de Azurara, de Santa Maria de Várzea de Tavares, de São João Batista de São João de Fresta e de São Salvador de Travanca de Tavares.

Também ao Padre Constantino Hembe a posse foi dada pelo Bispo, na Igreja Paroquial de Santiago de Cassurrães. Além desta paróquia, tomou também posse das de Santa Cecília de Abrunhosa-a-Velha e da de São João Batista de Póvoa de Cervães.

No concelho de Fornos de Algodres, tomou posse o Padre Carlos Monge, dada pelo Arcipreste da Beira Alta, o Padre Manuel Clemente, das paróquias de Nossa Senhora das Graças de Figueiró da Granja, Nossa Senhora da Graça de Fuinhas, São Sebastião de Maceira, São Miguel Arcanjo de Muxagata e Senhora da Graça de Sobral Pichorro.

Em Viseu, tomou posse o Padre Abel Rodrigues da Paróquia de Nossa Senhora da Ouvida de Ranhados e da Reitoria da Igreja da Madre Rita, dada pelo Arcipreste de Viseu Urbano, o Cónego Jorge Seixas.

Na Diocese, já tinham tomado posse, no final do mês passado, no Arciprestado de Viseu Urbano, o Padre Jorge Carvalhal e o Cónego Jorge Seixas, nas paróquias de Coração de Jesus, Nossa Senhora da Esperança de Repeses, Nossa Senhora das Neves de São Salvador e de Santa Ana de Orgens.

O Bispo de Viseu rezou junto com o povo de Deus reunido, pedindo o dom da paz para o mundo, convidando ainda todos à oração, penitência e jejum por esta intenção, conforme apelo do Papa.

Nas celebrações a que presidiu felicitou os sacerdotes que iniciaram funções, bem como os respetivos paroquianos que os acolheram. Desejou a todos os presentes e aos novos párocos “um trabalho sinodal, marcado pela conversação no Espírito, escuta, diálogo, discernimento e compromisso de participação na missão da Igreja”.

D. António Luciano agradeceu o trabalho realizado pelos padres cessantes e pediu a todos, especialmente aos organismos responsáveis das paróquias, que rezem pelos novos párocos, dialoguem com eles, e colaborem no projeto pastoral delineado em cada paróquia ou no conjunto de paróquias.

Deixou ainda uma palavra de estima aos Conselhos dos Assuntos Económicos e Pastorais e pediu a todos os que trabalham nas paróquias “na missão de ensinar, santificar e servir que o façam na fidelidade ao Espírito Santo, seguindo o exemplo de Maria, a Senhora do Rosário”.

As celebrações terminaram com um pedido de D. António Luciano para que seja dada uma atenção especial aos Centros Sociais Paroquiais, a quem desejou “as maiores felicidades e o maior bem e cuidado de todos os utentes”.