Um grupo de cerca de 35 catequistas da Diocese de Viseu rumou a Fátima, onde participou nas Jornadas Nacionais de Catequistas, promovidas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreram no passado fim de semana, dias 19 e 20 de outubro.
De acordo com Abel Dias, diretor do Secretariado de Educação Cristã da Diocese de Viseu, a participação nestas jornadas resumiu-se “num encontro de reflexão e partilha”. “Estas jornadas ajudaram-nos a refletir sobre a missão do catequista e sobre os desafios que os catequistas têm nos dias de hoje, sobretudo nesta sociedade onde é difícil confiar. Um dos desafios que temos é a capacidade de transmitir a riqueza do Evangelho às gerações vindouras, ou seja, iniciar os mais novos na fé e nos valores cristãos, que são também os valores humanos”, referiu.
Nas jornadas foram abordados vários temas, entre eles o novo itinerário da catequese, os sacramentos e os desafios que hoje se colocam aos catequistas.
Neste encontro estiveram mais de mil catequistas, de todas as dioceses católicas de Portugal, que assistiram a várias palestras. Um dos oradores, responsável pela catequese em Itália, Monsenhor Valentino Bulgarelli, cuja apresentação esteve a cargo de Abel Dias, pediu uma “mudança de estruturas e lugares” para que a catequese e a Igreja possam reencontrar a “pessoa de hoje”.
O programa encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.