Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Semana dos Seminários, que vai decorrer de 3 a 10 de novembro, com o lema “Que posso eu esperar?”, e que convoca toda a Igreja Diocesana à oração e à partilha económica, vai ser assinalada na Diocese de Viseu, nomeadamente com com iniciativas vocacionais no concelho de Aguiar da Beira, com a presença dos seminaristas nas paróquias: Aguiar da Beira, Coruche, Gradiz, Pinheiro de Aguiar, Sequeiros e Souto de Aguiar, confiadas ao Pároco André Silva.

O reitor do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, o Padre António Jorge, em conjunto com os cinco seminaristas da Diocese de Viseu e o respetivo pároco, vai promover testemunhos vocacionais nas Eucaristias, vai realizar uma vigília de oração pelos seminários, no dia 8 de novembro, às 21h00, na Igreja Matriz de Aguiar da Beira e vai proporcionar momentos de catequese e encontro com jovens.

“Esta dinâmica, inserida na Pastoral Vocacional, pretende dar testemunho da vocação presbiteral junto das famílias e dos mais novos, rezar com as comunidades pela vocação sacerdotal e tornar mais visível a comunidade formativa do Seminário Interdiocesano de São José”, explica o reitor, Padre António Jorge.

O Bispo da Diocese apela a que ao longo desta semana todos se sintam interpelados a rezar pelos seminários e pelos seminaristas da Diocese. “Perante a escassez de vocações ao sacerdócio, em algumas partes do mundo, inquieta-nos o futuro da missão da Igreja, ao ficar comprometida com a falta de famílias e de cristãos chamados a ser discípulos missionários e promotores de novas vocações”, refere o Bispo, adiantando que “este problema diz respeito a todos os fiéis, pastores e leigos e deve ser uma prioridade na vida pastoral das comunidades: famílias, paróquias, dioceses e congregações”.

O Prelado pede ainda a todos os sacerdotes que promovam, em todas as paróquias e comunidades da Diocese, vigílias de oração e de adoração eucarística pela santificação dos presbíteros, diáconos e seminaristas, pelo aumento das vocações sacerdotais, pela missão dos seminários, pelos formadores e professores para que sejam mestres exímios. “Façamos da Diocese de Viseu um seminário vivo, porque ele é de todos e tem a missão de estar ao serviço das comunidades”, conclui.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: