De 8 a 10 de novembro, os seminaristas da Diocese de Viseu, que frequentam o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, rumaram, em conjunto com o reitor, Padre António Jorge, até ao concelho de Aguiar da Beira, concretamente às paróquias sob a responsabilidade do Padre André Silva, para viverem um fim de semana vocacional, integrado na Semana dos Seminários.
Os jovens foram acolhidos no Centro Social Padre José Augusto da Fonseca. A experiência iniciou-se com a Eucaristia, concelebrada pelos Padres Combonianos Luís Filipe e Feliz Martins, tendo sido feita memória dos sacerdotes e irmãos combonianos falecidos, naturais da aldeia de Sargaçais.
No sábado, em conjunto com o grupo de jovens “Juventude Viva”, de Sequeiros, celebraram a sua história na Eucaristia, tendo-se seguido um almoço de confraternização.
No mesmo dia, à noite, deixando o concelho de Aguiar da Beira, foram até à Paróquia de Avelal, do vizinho concelho de Sátão, onde se realizou uma vigília de oração com os párocos e os fiéis do Arciprestado do Dão.
Durante estes dias, os jovens participaram, ainda, nas Eucaristias vespertinas e dominicais, dando o seu testemunho vocacional.
O fim de semana vocacional culminou com a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de Aguiar da Beira, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, com quem partilharam também o almoço. Durante estes dias, também marcaram presença em magustos, convivendo fraternalmente com as comunidades de Aguiar da Beira, tendo “sido uma grande lição de humanidade e de humildade crente”, como referiu o Padre António Jorge.
“Foram três dias de partilhas e vivências, com Cristo no coração, levando-se o testemunho vocacional dos cinco jovens seminaristas da nossa diocese às comunidades de Aguiar da Beira e Sátão, que tão bem nos souberam receber”, concluiu o reitor.