Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, inaugurou, no passado domingo, dia 17 de novembro, as obras de requalificação e conservação da Igreja Matriz de Figueiró da Granja, no concelho de Fornos de Algodres.

O ato solene congregou um grande número de fiéis, que aguardavam ansiosamente este momento, já que a igreja esteve fechada durante cerca de um ano, enquanto decorreu a intervenção. Acompanhado pelo administrador paroquial desta paróquia, Padre Carlos Monge, o Bispo foi recebido em festa com a atuação do Grupo Folclórico de Figueiró da Granja.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, concelebrada pelos Padres Carlos Monge e Eurico Sousa, acompanhados pelo Diácono Sérgio Amorim, e solenizada pelo grupo coral, com a participação do grupo de jovens “Caminho de Emaús”. Esta teve a presença de uma grande assembleia, onde estiveram também representantes do poder local.

Durante a homilia, o Bispo referiu-se a este dia como sendo “importante e esperado pela comunidade de Figueiró da Granja”, que só foi possível “através dos seus párocos, Conselho dos Assuntos económicos, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, paroquianos e benfeitores”.

O Pastor Diocesano destacou ainda a importância da conservação das infraestruturas religiosas que servem os paroquianos. “Este é um exemplo de que as obras da Igreja e restauro do património religioso são fruto da fé de um povo, da oração e do trabalho de muitos, assim como da generosidade de partilha económica”, salientou.

Para a comunidade local foi um momento vivido com alegria e festa. “Foi um dia memorável para todos os paroquianos de Figueiró da Granja, porque esta igreja é muito importante para a comunidade local”, realçou o Pároco Carlos Monge.

A igreja foi intervencionada em praticamente toda a estrutura, com vista à sua conservação já que o interior estava bastante deteriorado. Entre os trabalhos efetuados destacam-se, com maior envergadura, a substituição do telhado e o chão e algumas intervenções junto ao altar. Foi também substituído o vitral da Capela Batismal, uma oferta do Movimento do Apostolado da Oração, que veio embelezar ainda mais o espaço.

As obras, que tiveram o custo de cerca de 60 mil euros, tiveram o apoio financeiro da CCDRC, através de projeto e candidatura elaborada pelos técnicos da Câmara Municipal de Fornos de Algodres ao “Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2”, tendo sido financiado o montante de 19.900 euros. O restante valor foi suportado pelos paroquianos.

A Igreja Matriz de Figueiró da Granja data do século XII, tendo sido reconstruída no século XIX, reaproveitando os materiais da destruída Capela de Nossa Senhora dos Milagres. No interior, existe uma capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e retábulos colaterais dedicados a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Luzia.

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: