Estimados irmãos:
Tenho a alegria de vos anunciar que, no próximo ano, de 27 (final do dia) a 30 de julho, a Diocese de Viseu vai realizar uma Peregrinação Diocesana ao Santuário de Lourdes, França. Convido-vos à participação e faço votos de que seja uma verdadeira festa diocesana.
O ano de 2025, Ano Jubilar, será também ano de peregrinações arciprestais e de setores, já programadas no Plano Pastoral. Estas terão início na Igreja do Seminário de Viseu, dedicado a Nossa Senhora da Esperança, e daí irão dirigir-se até à Catedral. Para dia 4 de outubro de 2025 está programada uma peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima. Também Roma será centro congregador de outras, nomeadamente a dos jovens.
Acolhendo o dom Jubilar, vamos viver e testemunhar a alegria de juntos fazermos o caminho sinodal como “Peregrinos de Esperança, experimentando como é bom e belo sermos Igreja, “Corpo de Cristo”, presente no mundo, com a certeza de que a “Esperança não engana” (Rom 5,5).
Vamos ao Santuário de Lourdes em peregrinação para agradecer, louvar, rezar e bendizer a Deus por intermédio de Maria, a Mãe de Jesus.
Será oportunidade de agradecer o dom das nossas famílias, das nossas paróquias, dos serviços diocesanos, do seminário, da dedicação dos sacerdotes e diáconos permanentes, dos religiosos, consagrados, membros de Institutos Seculares e leigos que, com tanto zelo pastoral, servem a Igreja diocesana.
Vamos agradecer o dom das vocações sacerdotais e religiosas da nossa diocese e os cinco seminaristas que temos, e pedir a perseverança na fé e o aumento de vocações na Igreja.
Agradeceremos o dom da ordenação dos dois diáconos, o Alexandre e o Eduardo, que, depois de sete anos sem ordenações, são um sinal de esperança para a Diocese. Quando peregrinarmos ao Santuário de Lourdes serão já sacerdotes. Por isso teremos um motivo maior de gratidão e de alegria.
Rezaremos ainda a Nossa Senhora de Lourdes, Saúde dos Enfermos, pedindo pela santificação das famílias, das crianças, jovens, idosos, doentes, migrantes e refugiados.
Peço o empenho de todos, principalmente dos arciprestes e dos párocos, para convidar os cristãos das comunidades paroquiais a participar nesta peregrinação diocesana, de modo que os peregrinos sejam representativos de toda a diocese, que deseja renovar-se.
Todos juntos rezemos e sejamos “Peregrinos de Esperança”, conduzidos pelas mãos de Maria ao Coração misericordioso de Jesus Cristo.
Viseu, 20 de novembro de 2024
+ António Luciano, Bispo de Viseu