O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, benzeu o novo estúdio de pós-graduação da Faculdade de Medicina Dentária (FMD), do Centro Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A sessão de inauguração aconteceu na passada sexta-feira, dia 6 de novembro, nas instalações da FMD, que assinalaram cinco anos de existência.
O Bispo referiu-se a este momento como sendo “um sinal da bênção de Deus pela evolução deste tempo de inovação e criatividade, naquilo que é a busca do conhecimento.”
Durante a bênção, D. António Luciano pediu para “que este laboratório, que está preparado para cuidar da saúde oral e integral da pessoa humana, seja um espaço de harmonia e de paz”, desejando que todos os pacientes “sejam atendidos pelos médicos de medicina dentária, técnicos, alunos e colaboradores com aquela generosidade e solicitude que vem do coração generoso da pessoa humana”.
O Prelado felicitou a direção, corpo docente, alunos e funcionários por esta nova conquista, ao serviço da saúde, desejando que a UCP continue o seu trabalho também na “construção de um interior com mais qualidade de vida”.
Atualmente, a Faculdade de Medicina Dentária tem três pós-graduações em funcionamento, com mais de 100 alunos formados nos últimos oito anos. Uma realidade que pode mudar já no próximo ano, com a abertura de mais pós-graduações, como referiu na cerimónia o docente responsável pela nova clínica, André Correia.
A importância da Faculdade e da clínica, que presta “um serviço importante à comunidade”, foi também realçada pelo pró-reitor Aires de Couto. Destacou que juntas permitem que “haja uma relação privilegiada” com todos os que procuram os seus serviços.
No sábado, dia 7, o Bispo esteve também no Centro Regional de Viseu da Universidade Católica, onde participou na sessão solene de entrega de diplomas a licenciados e mestres do ano letivo 2023/2024.