Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), da Diocese de Viseu, realizou a sua tradicional ceia de Natal, no Centro Sócio-Pastoral de Viseu, no dia 6 de dezembro. Foi um evento que ficou marcado pelo convívio, espiritualidade e reflexão profunda sobre a paz.

A iniciativa, que reuniu associados, amigos e convidados especiais, contou com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano, e do Padre João Pedro Cardoso, tendo sido celebrada a Eucaristia num espírito de verdadeiro encontro de fraternidade e esperança.

“A mensagem de Cristo, traduzida no Seu coração aberto ao mundo, foi recordada como símbolo de união e esperança, inspirando os presentes a renovar os laços de fraternidade e a caminhar juntos para a paz, como afirma o Papa na encíclica ‘Dilexit Nos’: “o coração, centro da nossa interioridade, é onde nascem as escolhas de amor que nos unem e nos salvam”, realçou a ACEPS.

O ponto alto da tarde ficou marcado pela conferência dada pela professora Isabel Catarina Martins, com o lema ‘Pontes para a paz na casa comum’, que “proporcionou uma reflexão inspiradora sobre o compromisso individual e coletivo na construção de um mundo mais justo e pacífico”. Em consonância com as mensagens das encíclicas papais, como a ‘Dilexit Nos’, do Papa Francisco, e a ‘Pacem in Terris’, de São João XXIII, a oradora salientou a importância da paz enraizada no respeito pela dignidade humana, no amor ao próximo e no cuidado com a “casa comum”.

Como referiu Isabel Catarina Martins, “a paz começa no coração humano, na abertura ao outro e no compromisso ativo com a justiça e a reconciliação”. Uma ideia que remete diretamente para a ‘Pacem in Terris’, onde João XXIII sublinha: “a paz na terra, anseio profundo de todos os homens, não se pode estabelecer senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus”.

A noite culminou com a ceia de Natal, onde reinou a alegria, a amizade e o espírito de partilha.

“Este evento reforça o papel fundamental da ACEPS, enquanto organismo associativo e católico, na promoção do convívio, da solidariedade e do diálogo cristão no seio da comunidade”, explicou a associação, acrescentando que foi, ao longo do ano, “um pilar de apoio e formação para os profissionais de saúde, promovendo valores éticos e humanistas, essenciais numa sociedade cada vez mais fragmentada”.

Neste tempo de Natal, a ACEPS desejou a todos boas festas e apelou aos seus associados e à comunidade que continuem a ser “pontes de paz”, defendendo “o bem comum e cuidando da criação, a nossa casa comum”. “Como ensina a Igreja, é no amor, na verdade e na caridade que se constroem comunidades mais humanas e justas”, concluiu a associação.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: