Celebrada a solenidade dos Reis Magos, a Festa da Epifania, manifestação de Jesus aos Gentios, no domingo, 5 de janeiro. O ciclo litúrgico do Natal terminará com a Festa do Batismo de Jesus que ocorrerá no próximo domingo. Com a sua mensagem abriu-se caminho à missão universal da Igreja, para podermos entender o mistério da revelação de Jesus à humanidade.
Guiados pela estrela, os Magos adoraram o Menino e ofereceram-lhe ouro porque é Rei Universal; o incenso porque é Deus; e mirra, como sinal da Sua humanidade, que mesmo após a sua morte o seu corpo permanece incorruptível.
Como cristãos, somos convidados, em cada dia a encontrar Jesus e a adorá-lo. A missão que nos foi confiada como batizados na Igreja impele-nos a anunciá-lo por outros caminhos, novos horizontes, situações diversificadas, mas unificadas pela ação do Espírito Santo, que opera em nós o querer e o agir para o maior bem de Deus e de todos. A liturgia do Natal terminou com a festa do Batismo de Jesus por isso somos o povo santo dos batizados.
Em caminho jubilar de esperança, somos convidados a renovar a graça do nosso batismo para, em cada dia, escutarmos a voz do Pai, que nos apresenta Jesus como seu Filho muito amado, que devemos escutar.
Que à semelhança de Jesus Cristo que veio para salvar todos os povos e se deixou batizar por João no Rio Jordão, para ser a luz do mundo, possamos viver e recordar, ao longo do ano, a vida nova que nos veio oferecer. O essencial da vida cristã brota do nosso batismo, através de um coração cheio de valores, marcado por ações de esperança em prol dos mais necessitados, imitando a generosidade e o amor dos Reis Magos.
O Jubileu deve continuar a ser vivido por todos nós nas nossas comunidades e igrejas. Devemos pô-lo em prática nas nossas vidas, porque o Jubileu é um convite profundo à conversão, a aceitar o Evangelho e a valorizar a vivência dos valores cristãos do perdão, da misericórdia em benefício de todos.
Todos, através de pequenos gestos, devemos valorizar as palavras que o Papa Francisco põe tanto em relevo na sua mensagem para este Ano Santo.
Aproveito a oportunidade para felicitar o Jornal da Beira por mais um aniversário “104” e desejar-lhe um futuro profícuo e próspero na missão de comunicar.
+António Luciano, Bispo de Viseu