A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Perante os acontecimentos da Igreja e do mundo, que marcam o ritmo da nossa vida quotidiana e da história da Humanidade, os cristãos são convidados a caminhar com o Senhor, porque os seus desígnios são insondáveis e revelam-se em todas as criaturas. Como filhos de Deus devemos rezar pelas intenções da Igreja, dos seus pastores e comunidades pelos povos envolvidos em tantos medos, angústias, tragédias, sofrimentos e mortes, de tantos milhares de pessoas.

O Papa Francisco, Pastor da Igreja Universal, está muito atento aos problemas do mundo, por isso todos os meses apresenta uma intenção através da Rede Mundial de Oração. Neste mês de fevereiro é a seguinte: “Pelas vocações à vida sacerdotal e religiosa. Rezemos para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamamento a servir a missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa”.

Celebrámos a Semana da Vida Consagrada, o Dia Mundial dos Doentes e, no domingo passado, o Patriarcado de Lisboa teve a Ordenação Episcopal de D. Rui Gouveia, novo Bispo Auxiliar. São sinais de que Deus ama o seu Povo, caminha connosco e guia os nossos passos. Neste contexto, lembro alguns acontecimentos desta semana, que marcam o ritmo do caminho sinodal: a festa do padroeiro São Teotónio (na passada terça-feira), a oração pelas melhoras do Papa Francisco, a festa de São Francisco e Jacinta Marto e a Celebração de Sufrágio por D. Ilídio Pinto Leandro, no 5.º Aniversário da sua morte.

A Peregrinação Jubilar de Esperança, que estamos a viver em Igreja, merece-nos uma atenção especial através da escuta da Palavra de Deus, da oração, da conversão e da prática das Obras de Misericórdia, enquanto caminho de confiança e de esperança na salvação. O Ano Santo Jubilar de esperança convida-nos a caminhar com todos, privilegiando os doentes, os pobres, os perseguidos, os oprimidos e os vulneráveis da sociedade.

PEDIMOS PELA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE DO NOSSO PAPA FRANCISCO

Manifesto, deste modo, a comunhão, a oração da Igreja e dos fiéis da nossa Diocese pelas intenções do Papa, pelas suas melhoras e recuperação da sua saúde. Convido-vos a todos a unir as vossas orações, sacrifícios e trabalhos pelas intenções do Santo Padre, que se encontra internado no Hospital de Gemelli em Roma. Como Igreja em “comunhão, participação e missão”, unidos ao sucessor do Apóstolo São Pedro, pedimos a Deus com fé e esperança, por intercessão de Nossa Senhora e de São José, a recuperação da sua saúde.

Celebremos com alegria e fé São Teotónio, o padroeiro da cidade e da Diocese de Viseu, fazendo tudo para que ele seja mais conhecido pelas pessoas e nas paróquias, de modo a imitarmos as suas virtudes e o caminho de santidade que ele fez.

Trabalhemos juntos com ardor apostólico e rezemos pela paz no mundo, pelo fim da guerra entre as nações, para que diminuam os problemas da violência, da fome, da perseguição e destruição em muitos países, de modo especial onde os cristãos, são perseguidos por causa da sua fé.

Celebremos com alegria, hoje, dia 20 de fevereiro, a festa de São Francisco e de Santa Jacinta Marto, os pastorinhos que receberam a visita da Senhora mais brilhante que o Sol na Cova da Iria e que são hoje apresentados na Igreja e no mundo como duas candeias que se acenderam para iluminar a humanidade nos tempos sombrios da sua história.

RECORDAR A MEMÓRIA DE D. ILÍDIO NO 5.º ANIVERSÁRIO DO SEU FALECIMENTO

Recordemos, em memória agradecida e orante, a vida e o Ministério Episcopal de D. Ilídio Pinto Leandro, Bispo Emérito da Diocese de Viseu, ao celebrarmos cinco anos após a sua morte, que ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2020. Foi grande o seu testemunho de fé, aceitando a vontade de Deus no sofrimento com serenidade e paz no decorrer da doença.

Convido os fiéis da Diocese de Viseu a unirem-se em oração de sufrágio pelo eterno descanso do Exmo. e Reverendíssimo Senhor D. Ilídio Pinto Leandro, pelas intenções da sua família e amigos. A celebração acontece esta sexta-feira, às 18h00, na Sé. Recordemos todos os bispos, sacerdotes, consagrados e diáconos e leigos que serviram a Diocese de Viseu com tanto zelo pastoral e testemunho evangélico.

Continuemos o legado que recebemos com espírito fraterno, de modo especial todo o trabalho pastoral realizado em favor do povo de Deus, com referência ao Sínodo Diocesano, que estamos a concretizar através do Plano Pastoral da Diocese e a pôr em prática com as Conclusões do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade na Igreja.

Como nos ensina o Concílio Vaticano II, “as alegrias, as dores, as tristezas e as esperanças do mundo são também as da Igreja” (cf. GS 1).

Rezemos pelos cristãos, pelos doentes, pelos perseguidos, pelos migrantes, pela paz no mundo, pelo fim das guerras e pelo aumento das vocações sacerdotais, de consagração, diaconais e aos ministérios laicais na Igreja.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: